Trabalhoescritodesocio

1579 palavras 7 páginas
Sociologia
Movimentos sociais - Feminismo

Grupo:
Giulia Correia
Beatriz Neves
Valmir Belangieri
Davi Pedrosa
Turma: 2BINFO

O que é feminismo?

O feminismo, que é um movimento social, filosófico e político, ao contrário do que se é pensado (errôneamente), não prega o ódio e não prega a dominação das mulheres sobre os homens. O movimento clama por igualdade, pelo fim da dominação de um gênero (masculino) sobre o outro (feminino). Feminismo também não é o contrário de machismo: machismo é o sistema de dominação patriarcal, feminismo é a luta pela equidade dos gêneros. A história do movimento feminista pode ser divida em três fases, ou, em três ondas.

1º onda
A primeira onda feminista está compreendida entre o século XIX e início do século XX, de forma mais significativa no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em sua primeira manifestação, o movimento mantinha o foco na promoção da igualdade nos direitos contratuais e de propriedade para homens e mulheres, e na oposição de casamentos arranjados e da propriedade de mulheres casadas (e seus filhos) por seus maridos. No entanto, no fim do século XIX, o ativismo passou a focar, principalmente, na conquista de poder político, especialmente o direito ao sufrágio (direito ao voto), por parte das mulheres.
No Reino Unido e na Irlanda, as sufragistas, fizeram campanha pelo voto da mulher. Já nos Estados Unidos, as sufragistas expressavam-se dentro da National Woman Suffrage Association, ou de maneira independente. A primeira onda feminista conquistou grandes vitórias como o aprovamento do Representation of the People Act (1918), concedendo assim o voto às mulheres acima de 30 anos de idade que possuíssem uma ou mais casas. Nos EUA, a 19ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos(1919) foi aprovada, concedendo às mulheres o direito ao voto em todos os estados americanos. Apesar de todas as conquistas, o movimento ainda possuía muitas causas para abordar. 2º onda
A segunda onda feminista teria começado no início

Relacionados