TrabalhoEntregue 3075697

2116 palavras 9 páginas
ATIVIDADES ESTRUTURADAS

NOME: DANIELLE SILVA DE SOUZA

MATÉRIA: ASPECTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

MATRÍCULA: 201408047501

PROFESSOR: ANGELO

1- ATIVIDADE ESTRUTURADA ( AULA 5 ): PESQUISA SOBRE AS TEORIAS DA SOCIOLOGIA NA VISÃO MARX, DURKHEIM E WEBER, COMO PENSADORES DA TRADIÇÃO E FUNDADORES DO CAMPO CIENTÍFICO. A EDUCAÇÃO COMO OBJETO DE REFLEXÃO SOCIOLÓGICA: PROCESSO SOCIALIZADOR E TÉCNICA SOCIAL. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO COMO DISCIPLINA. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.

Para explicar a Sociologia da educação do Brasil, temos as visões explicativas de Marx, Durkheim e Weber, onde diferem a percepção de cada um desses. Émile Durkheim, autor que mais produziu estudos sobre o tema da educação, propõe uma explicação funcionalista; já Weber opta por uma Sociologia compreensiva e Karl Marx vai em direção à dialética.

* ÉMILE DURKHEIM :

Em 1887 Foi nomeado Professor de Pedagogia e Ciência Social na Faculdade de Letras da Universidade de Bordeaux, onde ministrou o primeiro curso de Sociologia das universidades francesas.
Em 1915 Em meio à Primeira Guerra Mundial, seu único filho morreu no front de Salonique.
Em 1917 Em 15 de novembro, muito abalado pela perda de seu filho, faleceu em Paris.

Durkheim tratou de definir a Sociologia, seu objeto de estudo, seu método de trabalho e seus conceitos fundamentais. Durkheim afirma que na vida em sociedade, o ser humano encontra regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas, devendo ser respeitadas e seguidas por todos. Sem estas regras a sociedade não seria viável e é por isso que os indivíduos devem obedecer às normas estabelecidas. São as gerações de homens que vão criando coletivamente as leis e são transmitidas para as gerações seguintes na forma de códigos, decretos, constituições, etc. como indivíduos isolados, temos de aceitá-las, sob pena de sofrer castigos em caso de desobediência., onde os problemas sociais entre os

Relacionados