TrabalhoEletroquimica

1013 palavras 5 páginas
Eletroquímica

Nomes: Laura Rodrigues dos Santos n° 15 Maria Cristina Moreira n°19
Ano: 2°A
Professor: Marcos Gomes
Matéria: Química

Brotas, 21 de Novembro de 2014
Introdução

A matéria é formada por partículas eletricamente carregadas, portanto, é natural a possibilidade de conversão de energia química em energia elétrica e vice-versa. O trabalho a seguir apresentará os conceitos de Eletroquímica presentes nos subtemas oxidação e redução, pilhas e eletrólise, bem como suas aplicações e exemplos de reações.

Oxidação e Redução
Uma reação de oxidação/redução é uma reação que envolve transferência de elétrons entre os reagentes. Para que isso ocorra, deve-se ter um elemento que perde elétrons (se oxida), enquanto outro elemento ganha elétrons, ou seja, se reduz. Como em uma transformação química o número de elétrons se mantem constante, oxidação e redução ocorrem simultaneamente. Esse fenômeno recebe o nome de Reação redox ou Óxidorredução.
Óxidorreduções são reações que transferem elétrons entre substâncias fazendo com que o número de oxidação (nox) de uma substância aumente enquanto o nox de outra substância diminui. Esse processo não deve ser confundido com as ligações iônicas (em que há transferência de elétrons de uma substância a outra) e sim como um processo de oxidação de uma substância e a redução de outra. Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante.
A água oxigenada, por exemplo, pode atuar como oxidante ou como redutora:
H2O2 + SO3 2- H2O + SO4 2 -
Aqui ela oxida o SO4 2 - a SO32-
H2O2 + MnO4 - + H+ Mn 2+ + O2 + H2O
Aqui ela reduz o MnO4- a Mn 2+ As reações redox são muito comuns no cotidiano das pessoas como na respiração celular, na fabricação e ação de alvejantes, no enferrujamento e nas pilhas, além de ser

Relacionados