TrabalhoEconomia

559 palavras 3 páginas
1) Qual a importância da Macroeconomia para os formuladores de politicas públicas? A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. A política macroeconômica, como toda política possui metas a serem atingidas. Dentre essas metas temos: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição da renda e crescimento econômico. O campo de estudo da macroeconomia representa os fatores de interesses econômicos de um país. Suas metas, são as mesmas metas econômicas de país. Por isso, os formuladores de políticas públicas devem se basear em seus indicadores para tomar suas decisões.

2) Por que o nordestino possui uma renda per capita muito inferior à do paulista? Existem algumas explicações para que isso aconteça, o estado de São Paulo possui um grande quantidade de indústria, sedes de empresas nacionais e multinacionais, ofertas de bens e serviços, ou seja, mais empregos e por consequência, mais moeda circulando.Nas praças mais desenvolvidas o dinheiro circula com maior velocidade. E este é um mecanismo pelo qual a renda aumenta.

3) Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar inflação?

Os preços de mercado são dados função da lei de oferta e procura. Quando há expansão da moeda e aumenta a procura excessiva em relação à capacidade de oferta da economia os preços aumentode maneira excessiva também. Esse tipo de aumento pode ser chamado tambem de inflação de procura. Para haver estabilidade de preços é necessário que a economia funcione com os preços dos bens e serviços no ponto de equilíbrio entre oferta e procura.

4) Por que o governo que não tem superavit fiscal apresenta dificuldade em financiar seus deficits públicos?

Quando não há um superávit fiscal o governo fica sem recursos para arcar com suas dívidas. Já que

Relacionados

  • Trabalhoeconomia
    4814 palavras | 20 páginas
  • TRABALHOECONOMIA S
    4164 palavras | 17 páginas
  • TrabalhoEconomia RA 1714101255 HUDSON DA FONSECA MARTINS
    903 palavras | 4 páginas