TRABALHOECONOMIA S

4164 palavras 17 páginas
Funcionamento das Economias. O funcionamento de uma economia se presencia em todos os instantes na vida dos seres humanos. Em todos os tempos, ele esteve sempre presente, com as grandes multinacionais, aos pequenos agentes econômicos, como por exemplo, a dona de casa ser uma excelente economista; assim como, o dono da casa também, quando participa com o trabalho para adquirir recursos, para o processo de compra/venda de mercadorias para o lar; da distribuição da mercadoria comprada no presente, e no transcorrer da existência. Dentro deste prisma, procura-se entender o real conceito de economia, a origem do termo, a sua vinculação com as outras ciências, e todo o processo que envolve os seus diversos fragmentos. Assim sendo, verifica-se que Economia é uma Ciência de fundamental importância para a humanidade, ao considerar a sua interligação com todos os elementos de um sistema geral, que envolve a política e a economia.
Ao se estudar em detalhes a Economia Universal, ou simplesmente Economia, parte-se das origens reais do conceito, ou melhor, dos primeiros filósofos que investigaram a alocação dos recursos da época, o nível de pobreza em que viviam algumas pessoas, e as riquezas em que alguns outros estavam submetidos sem nenhum esforço e luta. Normalmente, diz-se que o termo economia provém de XENOFONTES (440 a 355 a. C) quando mostra em suas anotações, que economia designa ciência das leis da economia doméstica. O termos economia vem do grego oikos que quer dizer casa; e, nomes significa lei. Numa conjugação dessas duas palavras, tem-se, desta forma, a lei que uma casa, ou nação, ou estado adota na utilização dos recursos escassos da sociedade.
Assim, segundo a interpretação de MALANOS (1969) em seu livro de teoria econômica; ele explica claramente que a economia (ou economia política) é a Ciência que examina as Instituições relacionadas e os fenômenos emanados dos processos sociais de produção, distribuição e, principalmente, a distribuição dos bens escassos

Relacionados