TrabalhoEconomia RA 1714101255 HUDSON DA FONSECA MARTINS

903 palavras 4 páginas
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2012). A sobrevivência das empresas, o nível de empregos disponíveis, as expansões ou retrações do consumo, o nível de inflação e até a manutenção do governo no poder dependem muitas vezes do sucesso ou fracasso das atuações econômicas dos responsáveis pela política econômica de cada governo faz parte para que possamos compreender a microeconomia. O que o setor privado espera da atividade e das políticas econômicas influenciam suas decisões sobre salários, poupança e investimento.
Ao mesmo tempo, as decisões dos governos na economia são influenciadas pelas expectativas sobre o que fará a iniciativa privada no longo prazo.
Desemprego conjuntural é provocado por uma situação momentânea no mercado de trabalho, uma crise por exemplo.
Desemprego estrutural é causado pela deficiência do mercado de trabalho em absorver todas as pessoas aptas a trabalhar. É um problema na estrutura da economia.
A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (produção agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir à economia operar a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e distribuição justa de renda.
Política fiscal é administração das receitas e despesas do governo. Se a receita é maior que a despesa, temos superávit orçamental. No inverso temos déficit orçamental. Tal política afecta o nível de demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para consumo e poupança. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva. Em uma política fiscal restritiva temos

Relacionados