TrabalhoEco

1999 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE TECNOLOGIAS E GEOCIÊNCIAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

IMPACTOS DE HIDRELÉTRICAS

PEDRO AUGUSTO ALVES PRADO

RECIFE
2015
INTRODUÇÃO

A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Não apenas hoje, mas desde a primeira revolução industrial, a necessidade de energia para alavancar o desenvolvimento econômico e realizar operações básicas se faz presente. Atualmente, atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa. Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.
Obtida a partir de todos os outros tipos de energia (hidráulica, eólica, térmica e nuclear), a eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricos complexos. No Brasil, a principal fonte de energia elétrica são as hidroelétricas.

DESENVOLVIMENTO

Apesar de todas as vantagens obtidas a partir da eletricidade, até sua formação, são encontrados vários aspectos negativos. Abaixo serão listados pontos como: obtenção, vantagens, desvantagens e definição dos quatro principais tipos de fontes de energia elétrica do Brasil.
I. Energia Hidráulica
Definição
Energia Hidráulica, também conhecida como energia hídrica ou hidrelétrica, é aquela obtida através do aproveitamento da energia potência e cinética das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água. É considerada uma fonte de energia renovável e limpa.

Obtenção A energia contida na água (potencial e cinética) é transformada em energia elétrica através do movimento das turbinas existentes nas usinas hidrelétricas.
Vantagens
- Não ocorre emissão de gases poluentes significativos no processo de geração de energia;
- É uma fonte

Relacionados