trabalhodubom

5547 palavras 23 páginas
Exercícios de impacto ambiental e energia.
1- Na indústria, a emissão do CO2 é consequência principalmente da queima de combustíveis fósseis; quando se trata do uso da terra, resulta da agricultura, dos desmatamentos e das queimadas.
O gráfico representa as emissões de carbono geradas pela indústria e pelo uso da terra, em milhões de toneladas, acumuladas no período de 1950 a 2000, nas diferentes regiões do mundo.

Com base na situação registrada no gráfico, leia as seguintes propostas para reduzir a emissão de CO2:
I. Embora as emissões de CO2 sejam menores na África, na América do Sul e na América Central e Caribe, é necessário abandonar, nessas regiões, a prática das queimadas e desmatamentos, além de recuperar a cobertura vegetal das áreas já devastadas.
II. O grande contingente populacional da Ásia e o fato de que a região é a maior emissora de CO2 exigem a adoção de medidas combinadas: o corte das emissões de CO2, o aumento da eficiência energética das indústrias e o emprego de energia renovável.
III. Na Ásia, o corte de emissão de CO2 exigirá a adoção de medidas de proteção ao solo e à vegetação, como as que deverão ser adotadas pela África, América do Sul e América Central e Caribe.
IV. Reduzir emissões das regiões que mais emitem CO2, ou seja, as de países industrializados, exige a adoção das mesmas medidas comuns a ser praticadas pela África, América do Sul e América Central e Caribe.
Quando o desafio é reduzir a emissão de CO2, estão corretas as propostas
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I e IV, apenas.
2- Analise as propostas sobre as noções de impactos ambientais.
I – É qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.
II – É qualquer alteração no sistema socioeconômico

Relacionados