TraBALHODREGIWARSEE

2131 palavras 9 páginas
QUESTAO NUMERO 2

Para responder a pergunta que o trabalho propõe terei de definir antes o Parlamentarismo para usar como base na hora de possíveis comparações: Parlamentarismo pode ser definido como um sistema de Governo onde seus lideres não são eleitos diretamente pelo povo, mas nomeados pelos parlamentares através de indicações. O sistema parlamentarista e conhecido por certa instabilidade, já que o governo central tem o poder de intervir no caso de uma dissolução de governo. Todavia Segundo Boris Fausto tratava-se de um “sistema flexível que permitia o rodízio dos dois principais partidos no governo, sem maiores traumas. Para quem estivesse na oposição, havia sempre a possibilidade de ser chamado a governar.” (FAUSTO, Boris, 1999, pg180). A política era alternada entre conservadores e Liberais.
Boris Fausto faz uma revisão historiográfica sobre a constituição dos partidos do Império. Para Caio Prado Junior a Burguesia reacionária que seriam os donos de escravo seria o partido conservador. Já a Burguesia Progressista composta por comerciantes formavam o partido liberal. De forma mais direta Raimundo Faoro afirma que o Partido Conservador era a burocracia e o liberal o poder agrário. Para Jose Murilo de Carvalho a politica era organizada por uma elite com nível superior em sua maioria de magistrados. “Uma ilha de letrados num mar de analfabetos”. Luis Felipe de Alencastro descreve que a unidade política e territorial são usadas como meios para manter o esquema da plantation e o sistema escravagista. Seria muito dificultoso para alguma província tentar empreender um separatismo e ter de enfrentar sozinha a poderosa Inglaterra. A ideia de manter a escravidao tornou impossível a ideia do republicanismo separatista, garantindo assim a unidade territorial do Brasil.
O que notamos e que apesar de descreverem uma “instabilidade” a constante troca favoreceu a maior defesa de interesses, de setores específicos, mas havia uma rotatividade entre as oligarquias. As

Relacionados