TrabalhoDemografia

2029 palavras 9 páginas
Universidade de Brasília
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Disciplina: Tópicos em Demografia
Professoras: Ana Maria Nogales e Marília Fortes
Aluna: Elisete Rodrigues de Souza

Trabalho 3 - Tábuas de Vida e Estrutura Populacional
UF: CEARÁ

Parte 1 - Tábuas de Vida
Sabemos que o Brasil apresenta grandes diferenças regionais no que se refere à população. Os dados referentes a homens e mulheres tendem, a cada ano, divergirem dados os fatores intervenientes.
Quando analisamos os dados por estado, é possível compreender e atuar com políticas públicas mais pontuais. Melhore seria se houvessem estudos mais pontuais por município. Enquanto não tenho essa propriedade, me propus ao longo da disciplina analisar alguns dados referentes ao Estado do Ceará.
Como surgiu o estado.
Com a decisão do rei de Portugal D. João III em dividir o Brasil em capitanias hereditárias, coube ao português Antônio Cardoso de Barros, em 1535, administrar a Capitania do Siará (como era chamada a região correspondente as capitanias do Rio Grande, Ceará e Maranhão). Entretanto a região não lhe despertou interesse. Só então, em 1603, é que o açoriano Pero Coelho de Sousa liderou a primeira expedição a região, demonstrando interesse em colonizar aquelas terras.
(...)
A partir de 1680, o Ceará tornou-se capitania subalterna de Pernambuco, desligando-se do Maranhão. O Forte holandês teve seu nome mudado para Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, local a partir do qual surgiria a vila que daria início ao município de Fortaleza, fundado em abril de 1726. Foi só no fim do século XVIII que (17 de janeiro de 1799) que a capitania do Ceará alcançou autonomia. Em 1823, D. Pedro I elevou a vila à condição de província, e com a proclamação da república (1889) tornou-se o atual Estado do Ceará.
Fonte: http://www.infoescola.com/ceara/historia-do-ceara/
Quadro 1 - Síntese dos dados demográficos
Capital
Fortaleza

Relacionados