TrabalhodeFilosofia

314 palavras 2 páginas
Euclides e Arquimedes: geometria e mecânica
Na escola de Alexandre, logo de início destacou-se a contribuição de Euclides. Com a obra Elementos, sistematizou o conhecimento teórico, dando-lhe os fundamentos ao estabelecer os princípios da geometria, os conceitos primitivos e os pontuados.
Conceitos primitivos são: o ponto, a reta e o plano, que não se definem.

Conceitos postulados são: enunciados que devem ser aceitos sem demonstração, por exemplo: “uma linha reta pode ser traçada de um para outro ponto qualquer”.

Ptolomeu e o geocentrismo

Cláudio Ptolomeu (90-168) foi um cientista grego. Suas ideias sobre o universo foram adotadas durante toda a Idade Media. Eram consideradas irrefutáveis, mesmo sob o ponto de vista religioso. "O sol dá sua volta diária pelos céus e a noite milhões de estrelas movimentam-se no firmamento. Só a terra parece imóvel".
Por mais de mil anos os sábios afirmavam que fossem assim. Ninguém duvidava da teoria do geocentrismo criada por Ptolomeu, até ser contestada por Copérnico e Galileu, que foram os primeiros a formular a ideia de que a terra girava em torno do sol. Ptolomeu era considerado um dos maiores sábios da antiguidade. Realizou trabalho nas áreas de geografia, matemática e especialmente astronomia.

A ciência na Idade Média
Com a queda do Império Romano do Ocidente e a implantação do modo de produção feudal, a cultura greco-romana quase desapareceu. A religião cristã impôs-se como elemento agregador dos inúmeros reinos bárbaros formados após sucessivas invasões. Conforme as obras de Platão e Aristóteles, preservava-se a concepção de ciência greco-latina. No período medieval, o saber se vinculou aos interesses religiosos e se subordinou aos critérios da revelação. A filosofia pode-se destacar dois períodos importantes: a patrística, com Agostino de Hipona (século V), e a escolástica, com Tomás de Aquino (século XIII).
Na patrística predominou a influência do neoplatonismo e a de Aristóteles na escolástica.

Relacionados

  • TrabalhodeFilosofia
    612 palavras | 3 páginas
  • TrabalhoDeFilosofia
    1102 palavras | 5 páginas