trabalhodeetica

2748 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

ÁLVARO L. M. VALLS

RESUMO DO LIVRO:
O QUE É ÉTICA

BAURU
2015
ALINE FRANCINE RODRIGUES

RESUMO DO LIVRO:
O QUE É ETICA

Trabalho apresentado à disciplina de Ética e Cultura Religiosa, sob orientação do Prof. Me. Fabio Alessandro Somenci.

BAURU
2015
Introdução

Esse trabalho visa apresentar um fichamento do livro “O que é Ética” de Álvaro L. M. Valls, onde o autor enfatiza a ética na sociedade, trazendo um conjunto de ideias e discussões sobre ética antiga, sua relação perante a religião, comportamento, consciência moral, liberdade, valores e as comparações com os dias de hoje.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

CAPÍTULO I – Os problemas da Ética 4

CAPÍTULO II – A ética Grega Antiga 5

CAPÍTULO III – Ética e Religião 6

CAPÍTULO IV – Os ideais Éticos 7

CAPÍTULO V – A liberdade 8

CAPÍTULO VI – A ética hoje 9

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

Capítulo I - Os Problemas da Ética.

Tradicionalmente a ética é entendida como o estudo das ações ou dos costumes do nosso dia a dia, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. Geralmente, os problemas teóricos são separados da ética em dois diferentes campos: primeiro - os problemas gerais e fundamentais (como a liberdade, consciência, bens, valores, leis e outros) - e segundo - os problemas da ética profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial bioética, etc. Vejamos um exemplo. Subornar um funcionário é um problema apenas ético, apenas econômico, ou tem os dois aspectos? A questão da ética nos aparece a cada dia, cabe à reflexão ética perguntar se o homem pode realmente ser culpado, ou se o que existe é apenas um sentimento de um mal estar sem fundamento.
Mas há outra questão, especificamente ética, que parece ser absolutamente fundamental. Os costumes mudam e o que ontem era considerado errado hoje pode ser aceito,assim como é aceito entre os

Relacionados