Trabalhodan A Na Escola Uma Proposta Pedagogica 1

696 palavras 3 páginas
Curso de Licenciatura Plena em Educação Física

Dança na escola
Uma proposta pedagógica

Nomes: Carolina Vache Grace
Rosimeire Vache
Guilherme Simões Corrêa
Keliana Santana da Silva
Márcia Adriana

2011

Dança na escola – uma proposta pedagógica
O livro de Érica Verderi nos traz a proposta de introduzir a dança nas aulas de educação física. Como podemos beneficiar nossos alunos, diversificar as aulas, estabelecer uma relação de respeito mútuo, fazer com que conheçam os limites de seu corpo e ainda introduz a cultural corporal do Brasil através das histórias, músicas, ritmos, movimentos e etc. Seu objetivo não é só inserir a dança como algo em que você apenas faz movimentos, o objetivo maior é que as crianças percebam as dimensões conceituais (Tempo, espaço, movimento), atitudinal (o trabalho coletivo, o respeito ao outro, participação, cooperação, etc.) e procedimental (habilidades motoras básicas, habilidades específicas, expressão corporal e criação de coreografias.). Traz-nos aulas com materiais diferentes e idéias para uma aula de educação física nova e interessante que prende a atenção até dos alunos que dizem não gostar de dança. Eles acabam praticando os movimentos de dança sem perceberem.
Na primeira parte do livro a autora faz uma abordagem sobre o corpo e a corporeidade, e nos diz que corporeidade no dicionário se define como uma essência ou a natureza dos corpos: um estado corporal. Ou seja, a corporeidade é relativa a tudo que preencha espaço e se movimente, e que, ao mesmo tempo, situe o homem como um ser humano. Também faz uma critica sobre o uso do corpo para a lucratividade e as escolas que limitam e algumas vezes eliminam os movimentos involuntários das crianças como a criatividade e a espontaneidade.
“Na maioria das vezes há uma aprendizagem sem corpo, na qual

os alunos devem entrar para a classe somente com as mãos e a cabeça, do corpo não há necessidade, pode deixar na entrada da classe.” O corpo só possui sentido quando relacionada às demais

Relacionados