TRABALHOCURSO DE HIST RIA CONTEMPORANEA I

1353 palavras 6 páginas
CURSO DE HISTÓRIA CONTEMPORANEA I – CEL 0027 – 2014.2
AV- 1
Professor: Cesar Machado Domingues
Aluno: José Maurício Alves da Silva – 2014080020483
Questão Única
1- Elabore um texto com no mínimo de duas e um máximo de quatro paginas sobre a chamada “Primavera dos povos”, destacando seus antecedentes históricos e ideológicos, seu desenrolar nos diversos espaços europeus e suas conseqüências.

1- “No começo do ano de 1948, o iminente pensador Frances Alexis de Tocqueville ergueu-se na Câmara dos Deputados para expressar sentimentos que muitos partilhavam:” Estamos dormindo sobre um vulcão... Os senhores não perceberam que a terra treme mais uma vez? “Sopra o vento das revoluções, a tempestade esta no horizonte.”
“Hobsbawm.Eric j. Era do Capital:1848-1875.12ª Ed. Rio de Janeiro.Paz e Terra. 2007 capitulo I pag. 31” O ano de 1848 ficou marcado por diversas insurreições revolucionarias na Europa que ficaram conhecidas como a "Primavera dos Povos". Estas tiveram seu começo nas cidades mais importantes da França, do Império Austro-Húngaro, dos estados alemães e de outras regiões, nessas cidades suas populações ergueram barricadas para lutarem contra seus opressores e chegaram em certo modo a derrotá-los . Aliados aos liberais as burguesias emergentes nesse cenário, também demonstravam sua insatisfação, propondo mudanças na natureza do Estado. A urbanização, e o desenvolvimento oriundos da Revolução Industrial tiveram efeito importantíssimo sobre essas rebeliões. As novas e amplas “avenidas” facilitaram a ocorrência dessas insurreições, pois facilitavam as manifestações em massa. As aglomerações se transformaram em marchas populares que se espalharam pelas mesmas. Mas os fundamentos dessas insurreições começaram bem antes, na Revolução Francesa que foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização, pois significava o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo “ganharia” mais autonomia e seus direitos sociais

Relacionados