trabalhoCongresso

490 palavras 2 páginas
I Simpósio de Ciência e Engenharia de Materiais
Instituto de Ciência e Tecnologia, Unifesp - São José dos Campos
PROPOSTA PARA DETERMINAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DO TAMANHO DE GRÃOS EM
AMOSTRAS SUPERCONDUTORAS DE BI2212 – BULK VIA ANÁLISE DE IMAGENS
1

F.R.S. Machado1, A.R. Bigansolli1, T.G. Cruz1, D. Rodrigues Jr.2
Departamento de Física, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Brazil
2
Departamento de Engenharia de Materiais, USP-Lorena, Brazil

1. Introdução
Nos últimos anos muitos materiais supercondutores têm sido estudados com o intuito de serem utilizados em cabos de transmissão, motores, geradores entre outros diversos equipamentos eletromagnéticos.
Bigansolli
et. al. estudou o processo de texturização em amostras de Bi2Sr2Ca1Cu2O8+δ (Bi2212) [1,2]. Neste trabalho propôsse uma metodologia para a determinação do tamanho de grãos de materiais cerâmicos supercondutores, utilizandose o processamento e análise de imagens com o software de domínio público ImageJ [3].
2. Procedimento Experimental
As amostras utilizadas no processamento e análise de imagem foram obtidas utilizando o pó comercial
Bi2212 na forma de bulk. Após tratamento térmico as amostras foram fraturadas na direção paralela ao plano ab e caracterizadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados obtidos por MEV foram utilizados para análise da distribuição do tamanho de grão com o auxílio do software gratuito ImageJ [1]. Na metodologia para análise da distribuição do tamanho de grãos das amostras de Bi2212 as imagens foram pré processadas usando-se filtros que evidenciassem os contornos dos grãos. Após a aplicação do trhesholding os grãos foram identificados e calculou-se a distribuição do tamanho de grão.

Frequência

3. Resultados e Discussões
Os resultados obtidos pela metodologia adotada estão representados nas figuras 1, 2 e 3. A figura 1 representa uma amostra de Bi2212 obtida pelo MEV e utilizando–se o filtro highpass do ImageJ. A

Relacionados