trabalhoConfiabilidade

334 palavras 2 páginas
Proposta de Trabalho em Grupo
Ferramentas Estatisticas para Eng. Produção
Prof. Alessandro Martins

Tema do Trabalho: Engenharia da Confiabilidade: Teoria e Aplicações em Sistemas
Produtivos
A Confiabilidade é definida como a possibilidade de um componente ou sistema desempenhar suas funções por um determinado período de tempo, sob certas condições.
A Engenharia da Confiabilidade estuda o tempo de vida de componentes ou sistemas através de modelagem e inferência estatística: conhecendo-se a distribuição probabilística de seu tempo de vida, pode-se calcular sua chance de sobrevivência em um tempo futuro. A partir do conhecimento das características de cada componente, identifica-se a melhor maneira de agrupá-los num sistema, cujo desempenho deseja-se otimizar. A confiabilidade é importante na determinação da competitividade de empresas, já que determina a qualidade de seus produtos em termos de sua durabilidade.
A confiabilidade de um item (equipamento ou dispositivo) compõe uma de suas principais medidas de desempenho. Trata-se de uma medida de qualidade inteiramente quantificável. Através da determinação da confiabilidade de um item, é possível estabelecer planos adequados para a sua manutenção.
Objetivos do Trabalho





Apresentar um resumo da teoria relacionada ao tema abordando, entre outros tópicos: o Introdução à Confiabilidade: medidas de confiabilidade e definições básicas. o Distribuições de probabilidade: estimativas de parâmetros e tempos-até-falha. o Função de risco ou taxa de falha. o Análise de sistemas em série e paralelo. o FMEA (Failure mode and effect analysis) o FTA (Fault tree analysis).
Investigar as aplicações a Teoria da Confiabilidade, Confiabilidade de
Sistemas, Sistemas em Série e Sistemas em paralelo em arranjos produtivos Identificar diferentes medidas de confiabilidade na análise de dados experimentais; Entrega e Pontuação: Conforme acertado em sala de aula

Bibliografia Sugerida:
FOGLIATTO, F. S. ; RIBEIRO, José Luis Duarte .

Relacionados