TrabalhoConcreto

5012 palavras 21 páginas
GRUPO UNIASSELVI/ASSEVIM
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CONCRETO

Trabalho apresentado para disciplina de Química Geral ministrada pela Professora Andressa Regina Vasques.

Acadêmicos: Aleandro Vinholi Carlos Henrique de Vargas Ederson Pamplona Luiz Carlos Pereira Júnior Ramon Adam Pereira Sérgio Zancanaro Thiago Lepkoski

BRUSQUE - SC
JUNHO / 2012
INTRODUÇÃO

O Concreto é um material formado pela mistura de cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos, sendo o material mais consumido no planeta depois da água.

O cimento e a água formam a pasta que une os agregados quando endurecida. A este conjunto denominamos concreto que, inicialmente encontra-se em estado plástico, permitindo ser moldado nas mais diversas formas, texturas e finalidades.

O presente trabalho visa explicar o processo de fabricação do cimento, como também a produção do concreto.

FABRICAÇÃO DO CIMENTO

O cimento é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica.

O primeiro passo na produção de cimento é extrair as matérias primas, calcário e argila. O calcário extraído das pedreiras em blocos de grandes dimensões é transportado em caminhões até a instalação da britagem, onde é reduzido a dimensões adequadas ao processamento industrial. Em seguida são devidamente estocados.

As matérias primas, calcário e argila então são dosados para serem triturados no moinho de cru. Essa dosagem é efetuada com base em parâmetros químicos pré-estabelecidos, sendo aproximadamente de 20% a 25% de argila e 80% a 85% de calcário.

O processo seguinte para a produção do cimento é a moagem, mais propriamente, moagem do "cru" que consiste na redução a pó da mistura de matérias primas, fazendo com que a dimensão dos grânulos fique em torno de 0,05 mm. Simultaneamente à moagem ocorre um processo de adição de outros materiais: areia - SiO2, cinzas de pirite -

Relacionados

  • O monge e o executivo
    1945 palavras | 8 páginas