trabalhocampones

1237 palavras 5 páginas
HISTÓRIA E CULTURA CAMPONESA:
MUNICÍPIO DE CANDÓI, 1950 A 1980 (COSTA, Gelson Kruk da, PIRES, Ariel José).
O presente trabalho busca analisar o discurso do artigo “História e cultura camponesa: Município de Candói, 1950 a 1980”, escrita conjuntamente por Gelson Kruk da Costa, formado em História pela Universidade estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Ariel José Pires formado também no curso de História pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).
É através das variadas formas e mecanismos de analise que se procura compreender características e elementos recorrentes no texto, esses que podemos compreender como “pressupostos”, intrínsecos a obra, como por exemplo: as formas de representação de região, discurso regionalista, como se caracteriza tal discurso, história nacional ou regional.
A luz das contribuições de Pierre Bourdieu, para que se possa observar e analisar todos os elementos a respeito da criação de identidade de determinada região, discursos regionalistas entre outras mais questões de memória e que se configuram á um sentimento de pertencimento.
O artigo aqui analisado pode-se dizer a seu respeito, que é extremamente recente a níveis históricos, foi publicado no ano de 2011, a pesquisa se deu em parceria por dois professores de história, Costa e Pires.
Como o próprio titulo já faz menção, já da para ter uma boa ideia do que trataram os dois autores, sobre história e cultura do campesinato candoiano.
Para melhor ilustração, Candói é um município pequeno pertencente a uma região próximo a Guarapuava, lembrando que até 1990, Candói não estava emancipado e assim sendo pertencia ao município de Guarapuava.
Porém no que tange e cabe a elementos de memória e identidade, a região mantinha assim como a própria Guarapuava um forte elo com as questões indenitárias relacionadas ao tropeirismo.
Desta forma, mesmo depois de sua emancipação Candói, como município novo, apesar de historicidade própria, herdados do pertencimento a Guarapuava,

Relacionados