trabalhoBCC

1926 palavras 8 páginas
GABRIEL HENRIQUE OLIVEIRA DA PAZ SALGADO

TÍTULO DO TEMA DO PROJETO

Monografia apresentada à Universidade Federal do ABC como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Bases Computacionais da Ciência.

Professor(a): Mirtha Lina Fernandez Venero

Santo André - SP
2015

Sumário

1 Introdução 3
2 Objetivos 4
3 Justificativas 4
4 Metodologia 4
5 Resultados 5
6 Discussão 7
7 Conclusão 7
7.1 Dificuldades Encontradas 7
7.2 Trabalhos Futuros 7
Referências Bibliográficas 8
A Apêndice 8
A.1 Conteúdo 1 8
A.2 Conteúdo 2 8

1 Introdução
Constantemente é dito em noticiários, redes sociais, universidades e até mesmo nas escolas que o ensino básico brasileiro é deficiente, principalmente nas escolas públicas. Segundo avaliações feitas pelo INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais), apenas 5% dos alunos apresentam desempenho classificado em “adequado”. Esse número tem diminuído cada vez mais devido ao mal desempenho de alunos da rede pública. Com isso, percebemos que o ensino básico da rede pública tem qualidade inferior ao da rede privada.
A expansão de um ensino básico de qualidade é muito importante, pois pode refletir em diversos parâmetros. Segundo Barros, Henrique e Mendonça (2000), a expansão da educação brasileira influencia de forma significativa na redução demográfica, na queda da mortalidade infantil e no aumento da expectativa de vida. Além disso, pode ir de encontro com a democratização do ensino superior, já que assim, a maioria teria condições de ingressar em uma universidade de qualidade, no que tange ao conhecimento necessário que deve ser obtido no ensino básico. Dito isso, fomos motivados a pesquisar sobre o perfil dos alunos que ingressaram na Universidade Federal do ABC, no que diz respeito a: quantidade de alunos que frequentaram escolas públicas e particulares e com isso, saber se a maior parte ainda é de escola particular ou se esse quadro tem sido revertido com o auxílio das políticas de ações

Relacionados