Trabalhoanamaria

822 palavras 4 páginas
ASSUNTO: O Ciúme Patológico

Ao me deparar com o nono momento de transformação, na compilação de Ruy Cesar do Espírito Santo, me despertou o interesse sobre o assunto POSSESSIVIDADE ou APEGO.

CONCEITO:

Possessivo: Que expressa uma vontade de possuir (algo ou alguém); que tem desejo de possuir; que não reparte; egoísta.
Que não deixa a pessoa com a qual se mantém um relacionamento ser livre; diz-se de quem não deixa ou outro ser livre; ciumento fato de se mostrar possessivo, dominador.
Sinônimo de possessivo: ciumento e egoísta

Apego: Sentimento de afeição, de simpatia por alguém ou alguma coisa: apego excessivo às honrarias. Sentimento que une uma pessoa às pessoas ou coisas de que gosta; ligação forte; afeição; apegamento
Sinônimo de apego: afeto, amizade, amor, benevolência, fraternidade, simpatia e ternura.

Ciúmes: Sentimento de possessividade em relação a algo ou alguém, sentimento gerado pelo desejo de conservar alguém junto de si ou por não conseguir partilhar afetivamente essa pessoa; sentimento gerado pela suspeita da infidelidade de um parceiro. A palavra ciúme vem do latim, “zelus”, e significa, de acordo com o dicionário Aurélio: cuidado, ardor, inveja, receio de perder alguma coisa. De modo geral, o ciúme é tido como um sentimento. O Dicionário de Mística retrata que, na linguagem corrente, o termo ciúme indica, hoje em dia, a inquietação amarga e agressiva que nasce do desejo de possessão exclusiva da pessoa amada. É a contraprova infalível do caráter possessivo daquela forma de amor a que os filósofos e teólogos denominam muitas vezes amor concupiscentiae.

A literatura científica sobre o assunto permite inferir que existem dois tipos de ciúme: o normal e o patológico. Para Cavalcante, ciúme patológico consiste em:

“...uma perturbação total, um transtorno afetivo grave. O ciumento sofre em seu amor: em sua confiança, em sua tranquilidade, em seu amor próprio, em seu espírito de

Relacionados