TrabalhoAM

1132 palavras 5 páginas
Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA
Campus João Monlevade - MG

Trabalho de Fundamentos de Comunicação
Aluno: Paulo Cesar Alves da Mata

Mat.:11.2.8110

Professor: Fabrício Erazo

Curso: Engenharia elétrica

Simulação de modulação e demodulação AM-DSB e tradicional pelo
Matlab.
O presente trabalho trata-se de uma simulação no Matlab de um processo de modulação e demodulação por AM-DSB e AM tradicional, vide anexa a rotina elaborada. Na modulação AM-DSB foi utilizado como sinal modulante uma soma de senóides, compostas por diferentes frequências conforme pode ser vista sua resultante na figura 1 localizado no primeiro gráfico. Figura 1. Gráficos sinais modulante, portadora, modulado e espectro de freqüência.

É possível visualizar também na figura 1, pelo segundo gráfico o sinal da portadora com uma freqüência maior que a modulante, além do sinal modulado e o seu respectivo espectro de freqüências obtido através da Transformada
Rápida de Fourier. De inicio a modulação foi realizada com índice de modulação maior do que um caracterizado pelo efeito da sobremodulação.
Alterando o índice de modulação para um valor entre zero e um é possível evitar a sobremodulação, tem-se conforme nos mostram a figura 2 os mesmos sinais anteriormente aplicados agora com ausência do efeito da sobremodulação. Na simulação da modulação também consta um filtro passa faixa, que possui a função na prática de atenuar os sinais de ruídos que poderiam ser adicionados ao sinal modulado e assim contigo transmitidos.

Figura 2. Modulação AM-DSB com índice de modulação entre 0 e 1.

O processo de demodulação é realizado através da multiplicação do sinal modulado, enviado na prática pelo emissor via um determinado canal, por uma portadora com semelhantes características ao utilizado no processo de modulação, porém com uma amplitude em dobro, com o objetivo de compensar a atenuação existente no processo da modulação. Em seguida o sinal é
passado

Relacionados