Trabalho

Páginas: 9 (2047 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
3 MÍDIA E TELEVISÃO

“A palavra mídia  é originada do latim “médium”, até a década de 60, o termo “media” em inglês era utilizado no Brasil. [...] o termo “aportuguesou-se” para mídia, designando os meios e veículos de comunicação”. (REBOUÇAS, acesso em: 02 abr. 2013).
“A mídia afeta o que as pessoas pensam sobre si mesmas e como elas percebem as outras pessoas. O que pensamos sobre nossaauto-imagem e que imaginamos que os outros deveriam ser, vem através da mídia”. (KOTLER,acesso em: 02 abr. 2013).
De acordo com Rebouças, os meios de comunicação tv, rádio, internet, jornal e outdoor são mídia. Para ele, existem três tipos de mídia: Mídia Impressa (jornais, revistas), Mídia eletrônica (televisão, cinema, rádio, internet) e Mídia Alternativa (outdoor, busdoor, internet). Com osurgimento da internet na década de 90, o termo mídia foi muito confundido com internet, Rebouças esclarece que a mídia são os meios de comunicação, e a internet é um deles. (REBOUÇAS, acesso em: 02. abr. 2013).

A internet é sem dúvida uma das ferramentas mais eficazes na mídia de comunicação. Ferramentas como o e-mail, MSN, Facebook etc, tornaram as pessoas mais próximas e criaram novas comunidadesonline. No entanto, alguns podem argumentar que certos tipos de mídia podem dificultar a comunicação pessoal e, portanto, podem resultar em complicações como a fraude de identidade. Numa sociedade largamente consumista, os meios eletrônicos (como a TV) e a mídia impressa (como jornais) são importantes para a distribuição da mídia de propaganda. As sociedades mais tecnologicamente avançadas têmacesso a bens e serviços através de meios de comunicação mais novos que as sociedades menos avançadas tecnologicamente. A mídia, através dos meios de comunicação e psicologia, ajudou a interligar diversas pessoas de longe e de perto. Também contribuiu para os negócios on-line e outras atividades que têm uma versão on-line. (KOTLER, acesso em: 02 abr. 2013).

Como descrito por Muniz, a televisão éum aparelho que transmite som e imagem em movimento, no ano de 1873, o inglês Willoughy Smith comprova que o elemento químico selênio produz uma corrente elétrica a partir da incidência da luz e q este princípio somam-se outras descobertas até que a televisão se populariza ao redor de 1930 nos EUA e Europa. (MUNIZ, 2003, p.14).
Segundo Cashmore apud Japiassú, a televisão é amiga de todas as horas,e responsável por tomar grande parte do tempo do ser humano. Para muitos a televisão é mágica, capaz de proporcionar momentos de prazer e arrancar risos, choros, medo e as mais variadas sensações. “... a televisão fascina e assusta. suas mensagens parecem querer ocupar todas as frestas e poros da sociedade.” (acesso em: 01 abr. 2013).

[...] a televisão é fascinante. mas não pelas razoes queseus admiradores e críticos afirmam. alguns a vêem como educacional e como estimulo à imaginação; outros, como um incentivo a diversos comportamentos doentios, desde a passividade soporífica até a violência enlouquecida. ela fascina porque corporifica a cultura que representa, num sentido genuíno, a televisão é a cultura hoje: caprichosa, sem moderação e absorvida por uma devoção quase religiosa aoconsumo. (JAPIASSÚ, acesso em 01 abr. 2013).

3.1 A TELEVISÃO NO BRASIL

Segundo Rebouças, a televisão brasileira foi inaugurada no dia 18 de setembro no ano de 1950, TV Tupi, na cidade de São Paulo, no canal 3. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, era proprietário da empresa de comunicação “Diários Associados” sob a razão social “Rádio e Televisão Difusora”, em estúdios na Rua 7de abril, centro paulista que abrangia jornais e emissoras de rádio. (REBOUÇAS, acesso em: 02 abr. 2013).
Ainda de acordo com Rebouças, a TV brasileira antes de ser inaugurada passou por testes e pré-estréias em que exibiram uma apresentação do cantor Frei José Mojica, e um show “Video Educativo”, realizado na Faculdade de Medicina na cidade de São Paulo.
O primeiro programa a ir ao ar é “TV...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!