TRABALHO

Páginas: 9 (2145 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Colégio Santana Lima







Cássio Tomaz Menezes
Jorge Luiz Lima da Silva
José Felipe Pacheco
Gabriel de Oliveira Bispo
Paulo de Siqueira Cavalcanti Neto








Crise nos Transportes






















MACEIÓ – AL
2014




Colégio Santana Lima




Cássio Tomaz Menezes
Jorge Luiz Lima da Silva
José Felipe Pacheco
Gabriel de OliveiraBispo
Paulo de Siqueira Cavalcanti Neto







Crise nos Transportes









Trabalho realizado para obtenção de nota
do 4°Bimestre do Colégio Santana Lima
orientado pelo professor Juscelino.


















MACEIÓ – AL
2014

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 04
3. CONCLUSÃO 084.REFERÊNCIAS.................................................................................................09


4

.



INTRODUÇÃO

No Brasil, o transporte público acontece na maior parte das vezes por meio de: ônibus, trens e metrôs. Em muitas regiões populosas, ele sofre problemas da urbanização e apesar de ser considerado umadas soluções para a melhoria do trânsito, encontra-se, na maior parte do país, em mal estado de planejamento e investimentos, causando transtornos à população local, tais como a superlotação e a impossibilidade de locomoção. Apesar de considerar-se a situação do transporte coletivo como não sendo a ideal, algumas cidades destacam-se pelo seu planejamento urbano e pela forma como cuidam dotransporte, entre as capitais.
A mais citada com essas características é Curitiba, no Paraná.

































DESENVOLVIMENTO

O transporte público no Brasil estrutura-se, principalmente, pela utilização de ônibus, além de metrôs e trens, em algumas cidades ou regiões. De acordo com a Constituição Federal, o serviço deve ser administrado e mantidopelos municípios, mas os investimentos devem ser realizados também pelos estados e pelo Governo Federal.
É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais e etc.
Além do mais, é preciso que secompreenda que o transporte público não está isolado da lógica urbana, sobretudo das grandes metrópoles, que concentram a maior parte da população do país. Cidades maiores e com uma maior quantidade de zonas segregadas necessitam de um transporte público mais amplo e massificado para evitar a ocorrência de ônibus lotados e insuficientes para atender à população.
De um modo geral, o transportepúblico no Brasil é considerado ruim e ineficiente, com passagens caras e ônibus frequentemente lotados, veículos em condições ruins, além do grande tempo de espera nos pontos de ônibus e metrô. Mas de onde surgiu esse problema?
O Brasil teve o seu processo de industrialização ocorrendo de forma tardia e em uma velocidade bastante elevada, assim como aconteceu na ampla maioria dos paísessubdesenvolvidos e em desenvolvimento. Tal processo motivou o rápido e descontrolado crescimento das cidades através da expansão do êxodo rural (migração em massa da população do campo para as cidades), oriundo da mecanização e concentração de terras no meio agrário.
Essa grande massa populacional encontrou no espaço das grandes cidades dificuldades para a sua permanência. Com o valor dos terrenos e imóveisaumentando consideravelmente e sobrevalorizando a todo o momento, as populações menos abastadas tiveram de buscar por moradia em zonas mais afastadas dos grandes centros, além de favelas, invasões e ocupações irregulares de todo o tipo, isso sem falar do contingente populacional em situação de rua.
Para piorar, essas zonas segregadas não contaram com investimentos públicos em infraestrutura, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!