trabalho

Páginas: 7 (1585 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014





soldadura mig/mag

















João F. G. Pereira

Nº a91729614
Email: joaofgpereira@gmail.com




Resumo
A soldadura é o mais importante processo de união de metais utilizado industrialmente, é um processo de união entre duas partes metálicas, usando uma fonte de calor, com ou sem aplicação de pressão. O resultado deste processo é a solda. Os processosde soldadura são classificados em dois grandes grupos: soldadura por pressão (ou por deformação) e processos de soldadura por fusão. O arco eléctrico é a fonte de calor mais utilizada na solda de materiais metálicos por fusão. A solda a Arco Gás-Metal (GMAW) é um processo a arco que produz a união dos metais pelo seu aquecimento com um arco eléctrico estabelecido entre um eléctrodo metálicocontínuo (consumível) e a peça. Se o gás usado nessa soldagem é inerte, o processo é chamado MIG. Por outro lado, se o gás for activo, o processo é chamado MAG.



1. Introdução


A soldudura por arco eletrico com gás de proteção, em inglês GMAW (Gas Metal Arc Wellding) mais conhecida por soldadura MIG/MAG, trata se de um processo de soldadura por arco eletrico entre a peça e o consumivel emforma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união me materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. Em relação ao Mig (Metal Inert Gás) é utilizado um gás de proteção inerte,enquanto o MAG (Metal Active Gás) é utilizado um gás de proteção activo. Neste processo é utilizada corrente continua e normalmente o arame é utilizado no pólo positivo. Esteprocesso pode ser automático ou semiautomático, no processo semiautomático o arame é alimentado automaticamente através de uma pistola, na qual o soldador controla os ângulos e a velocidade de deslocamento, enquanto no processo automático toda a operação é controlada por comandos ajustados pelo operador. O processo MIG/MAG, como podemos ver na figura 1 é utilizado na maioria dos metais utilizados naindústria, como o aço, aluminio, aço inoxidavel, cobre, entre outros.[1]





2. factores que infuenciam a transferência

Os fatores que influenciam na transferência do metal depositado para a poça de fusao são:
Gás de proteção
Intensidade e tipo de corrente
Tensão do arco eletrico
Diâmetro do arame
Composição e extensão do arame



2.2. VANTAGENS DO PROCESSO


O processoMIG/MAG proporciona muitas vantagens na soldagem manual e automática dos metais para aplicações de alta e baixa produção. Suas vantagens combinadas quando comparado ao eléctrodo revestido, arco submerso e TIG são[2]:
Eletrodo com comprimento ilimitado
Pode ser feito em qualquer posição
As taxas de deposição são bastante superiores ás obtidas com eletrodo revestido
A velocidade de soldadura é maiordevido ao arame-eletrodo ser contínuo
Podem ser depositados longos cordões de solda
Quando a transferencia em spray for utilizada é possivel obter maior penetração, o que permite o uso de fillets de menor dimensão.


2.3. TIPOS DE TRANSFERÊNCIA DO METAL DE ADIÇÃO


Os três tipos de trensferência do metal de adição como podemos ver na figura 2 são de fundamental importância para descrevero processo MIG/MAG.
Na solda com transferência por curto-circuito são utilizados arames de diâmetro na faixa de 0,8 m a 1,2 m, e aplicados pequenos comprimentos de arco (baixas tensões) e baixas correntes de soldagem. É obtida uma pequena poça de fusão de rápida solidificação. Essa técnica de soldadura é particularmente útil na união de materiais de pequena espessura em qualquer posição,materiais de grande espessura na posição vertical, e no enchimento de largas aberturas. A soldadura por curto-circuito também deve ser empregada quando se tem como requisito uma distorção mínima da peça.
Quando a corrente e a tensão de soldagem são aumentadas para valores acima do máximo recomendado para a soldagem por curto-circuito, a transferência de metal começará a tomar um aspecto diferente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!