Trabalho

Páginas: 14 (3333 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
CENA 1: Sofista VS Sócrates
Em meio a um discurso protagonizado por um sofista de renome, calmamente, um homem simples se aproxima e escuta por um breve momento.
F:-Os homens deste local são instrumentos bem utilizados de manutenção do bem-viver coletivo, e, por isso, somos a única sociedade. O homem só é livre e sensato quando participa das relações de seu conjunto, -quando discuteracionalmente seu destino-. Portanto, a política é o que nos diferencia dos bárbaros que vivem em nosso mundo. Cheios de ignorância, enxergam apenas o agora! entregam o futuro do próprio sangue a um único sangue hierárquico. Retorno a dizer que somos a única sociedade!
Todo o homem participante das ações políticas é igual perante a lei. Portanto, é inviável que uma decisão seja tomada sem oconsentimento de todos. Todos têm o mesmo poder de escolha, pois somos os constituintes da sociedade!
Em um tom baixo, interrompe Sócrates:

S:- Por que há um debate de opiniões acerca do que se deve fazer?
F:- Ora, para serem decididas as melhores ações a serem tomadas!
S: - Qual é a finalidade dessas melhores ações?
F:- Obviamente, são a prosperidade e a ordem da cidade!
S: - Cidade? o quevem a ser a cidade?
F:- Claramente, tudo quanto vês, o conjunto e a criação de nós, constituintes do convívio, seres racionais!
S: - Tudo?
S: - Os homens, as mulheres, as crianças, os animais e até mesmo os escravos?
F:- Sim.
Diz Sócrates chegando ao seu objetivo:
S- Já que todos são reconhecidos como membros da sociedade, logo têm o direito de optarem nas decisões, certo?
F:- Não, elesnão são membros da sociedade, mas sim como a poeira é nas ruas, apenas um vestígio. Algo que está presente, mas não influencia por não ter tal capacidade. Estão presentes como consequência da nossa construção.
Sócrates toma uma expressão mais séria ao falar:
S: - Como foram erguidas as moradias, os estabelecimentos e até mesmo esta ágora?
F- Com os projetos de nosso intelecto.
S: -Sim, mascom a força de quem?
F:- Das nossas conquistas de guerra.
S: -Os escravos, não é? Então eles têm um papel essencial para esta tua sociedade. Assim como as mulheres, que expandem a população e cuidam das famílias, e as crianças que brevemente herdarão esta sociedade. A poeira é apenas um vestígio, porém, em grande quantidade e impulsionada por brisas quaisquer, pode ditar o que o homem poderá vera sua frente e, até mesmo, tem o poder de dominar toda uma sociedade com a motivação certa como a de um furacão. Então, em meio ao seu inegável papel na sociedade, por que não são considerados membros legítimos?
F:- Porque não participam politicamente, já que esta não e a sua função?! Como já disseste, as mulheres têm a função de gerar filhos e cuidar da família, os escravos de seguirem seusdonos por não terem valor, e as crianças de se prepararem para representarem sua nação. Logo cabe ao homem decidir o que acontecerá.

S: - Não participam, porque tu e teus compatriotas não lhes dais a oportunidade. Isso é justiça e igualdade perante a coletividade? Um meio onde se fala em democracia, mas a maioria que mantém a sociedade não tem o direito de decidir seu próprio futuro devido a estanão ser sua função? Isso é como dizer que um homem, mesmo sendo dono de seu corpo, não tem o direito de mexer seus membros por esta não ser a sua função!
F: - Estás dizendo que nossa justiça não é coerente?
S: - Não, quem provou isso são suas próprias palavras.
- ... (Tom inseguro).
A massa se questiona com várias conversas paralelas.
F: :(breve pausa) todos que aqui estão, não vos deixeisenganar por essas blasfêmias as nossas leis às quais seguimos por gerações. O objetivo deste homem é confundir vossas mentes! O que ele fala vai de encontro a todos os nossos ideais, com o intuito de nos trazer a loucura!
S: - O homem que vê apenas o que quer, acaba não enxergando o que está a sua frente! Portai-vos com a cede de encontrar a real verdade, não de tê-la como pertence; pois o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!