trabalho

Páginas: 8 (1844 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Com a finalidade de aprofundar o conhecimento, a presente produção textual abordará os tópicos que fazem parte das disciplinas que compõem o 2º semestretais como: Microeconomia e Macroeconomia, descrevendo o conceito e apresentando algumas notícias que falem sobre Inflação, Taxa de Juros e taxa de Câmbio; será visto também sobre os Métodos Quantitativos e os conceitos estatísticos aplicados á gestão empresarial e se encerrará com uma pesquisa sobre as estratégias que podem ser utilizadas para conquistar o público e se ter um negócio bem sucedido.2 DESENVOLVIMENTO
Para melhor entender a análise relativa aos tópicos propostos na presente produção textual, é importante ressaltar algumas notícias que vêm sendo apresentadas na mídia sobre as mesmas.

2.1 Microeconomia e Macroeconomia
A Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processoinflacionário o poder de compra da moeda cai.
Exemplo: Num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor decompra. Podemos citar as seguintes causas da inflação:
- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;
- Demanda por produtos (aumento no consumo) maiores do que a capacidade de produção do país;
- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão de obra) dos produtos.
No Brasil, existem vários índices que medem a inflação. Os principaissão: IGP ou Índice Geral de Preços (calculado pela Fundação Getúlio Vargas), IPC ou Índice de Preços ao Consumidor (medido pela FIFE- Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), INPG ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (medido pelo IBGE) e IPCA ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo (também calculado pelo IBGE). Podemos verificar através da mídia. Por exemplo, “... O presidente do B.C.,Alexandre Tombini, afirmou que a inflação teria queda neste ano frente ao patamar registrado em 2012 (5,84%) e no ano de 2014. Embora ainda continue acreditando na desaceleração da inflação neste ano, o mercado prevê, entretanto, crescimento da inflação em 2014 – último do mandato da presidente Dilma Rousseff...”. Em meu ponto de vista, a inflação é muito ruim para a economia de um país, porque odinheiro vai perdendo seu valor cada dia mais e consequentemente o poder de compra vai diminuindo.
A Taxa de Juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado e pode ser calculado de duas formas: juros simples e juros compostos. Ele pode ser compreendido como uma espécie de “aluguel sobre o dinheiro”.
No regime do juros simples, ataxa de juros é aplicada sobre o principal (valor emprestado) de forma linear, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo. Sua fórmula pode ser escrita da seguinte maneira:

FV = PV (1 + i.n) onde:
FV: valor futuro
PV: valor presente
i: Taxa de juros
n: número de períodos.

No regime do juros compostos, os juros de cada período são somadosao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Nesse caso o valor da dívida é sempre corrigido e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. Sua fórmula pode ser escrita da seguinte maneira:

Vf = Vp (1 + i)n onde:
Vf: valor futuro
Vp: valor presente
i: taxa de juros
n: número de períodos

No Brasil, existe uma sigla chamada SELIC (Sistema Especial de Liquidação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!