trabalho

Páginas: 10 (2283 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014






PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
NO
PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO
COM
NECESSIDADES ESPECIAS.



































































SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................DESENVOLVIMENTO...........................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................
REFERÊNCIAS......................................................................

02
04
07
08



















INTRODUÇÃO:




“A importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional quedeve ser definida coletivamente, com conseqüente compromisso coletivo.”








































Desenvolvimento :

A Escola visitada foi no nosso município de Penápolis-SP, a escola Marilena Sipriano Perereira, buscou adotar medidas que fidelizassem o resultado dos alunos frente a seus níveis de aprendizagem. Vivência escolar, social,familiar, foram os pontos básicos avaliados. Os alunos, no aspecto social constituem dois grupos bem definidos: um primeiro grupo com sinais de cidadania, comportamento, cumpridores de seus deveres, não envolvidos com drogas, não simpatizantes com “bullying”, por outro lado, existe um outro grupo que se encontra nesta zona de risco, em alguns casos até com envolvimento com tóxicos. No que se refereaos aspectos familiares, algumas crianças agem de forma desobediente e presunçosa, tipos de comportamentos, do ponto de vista dos pais, normais se considerarmos a idade, e outros agem assim como forma de chamar a atenção dos pais ou por falta dos mesmos.
A inclusão é um desafio permanente nos nossos dias. Nesse sentido, trabalhar na perspectiva da inclusão de forma ampla significa oferecermúltiplas e sempre singulares condições para o crescimento e aprendizagem de cada aluno/a. É necessário formular políticas de inclusão e projetos político-pedagógicos que contemplem a diversidade e incluam as crianças, jovens e adultos da nossa Rede Municipal de Ensino, considerando as diferenças dos sujeitos e as especificidades de suas culturas e aprendizagens, garantindo a equiparação deoportunidades. Esse é o desafio que temos assumido na Rede Municipal de Ensino do município .
A Política Nacional de Educação Especial preconiza que alunos com necessidades educacionais especiais estejam matriculados preferencialmente na rede regular de ensino e que o Estado assegure as condições para atender às suas necessidades. Para tanto, a Educação Especial, como modalidade de educação escolar, terá queser promovida sistematicamente nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Historicamente, a Secretaria Municipal de Educação  vem trabalhando no sentido de que alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) estejam matriculados, preferencialmente, na rede regular de ensino. Ao mesmo tempo, a educação dos alunos com NEEs pode realizar-se na escola especial, sempre que, em função dascondições específicas destes, não for possível a sua inclusão no ensino comum (LDB 9394/96). A tomada de decisão sobre o espaço mais adequado para educação dos alunos com NEE’s envolve um processo de avaliação que possui fluxos e critérios distintos em cada nível ou modalidade de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos).
A Educação Especial, como modalidade daeducação escolar, organiza-se a fim de cumprir os seguintes dispositivos legais, os quais também devem traduzir-se em princípios políticos e pedagógicos:
Constituição Federal de 1988
A Constituição Federal estabelece que o acesso ao ensino é um direito e que este atendimento deve ser realizado preferencialmente na rede regular de ensino (art.208). Para tanto, é necessário a “criação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!