trabalho

Páginas: 2 (439 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
Oídio - Uncinula necator
Conhecido também por cinza ou mufeta, o oídio é uma doença de grande importância quando ocorrem temperaturas entre 20°C - 27°C e baixa umidade relativa do ar.
O fungodesenvolve-se na superfície dos órgãos verdes das plantas como brotos, folhas (Figura 5) e bagas (Figura 6), que ficam recobertos por um crescimento branco pulverulento, formando manchas difusas. Flores ebagas pequenas atacadas secam e caem. Outro sintoma típico, é a rachadura das bagas (Figura 7) mais desenvolvidas com exposição das sementes. Mesmo não ocorrendo fendilhamento, os cachos ficamdepreciados, pois a superfície da baga fica manchada.
O controle químico do oídio deve ser realizado, em condições ambientais favoráveis, do início da brotação até a compactação dos cachos. Os fungicidasrecomendados, as respectivas doses e os intervalos de aplicação estão listados na Tabela 1. Os produtos a base de enxofre, apesar de eficientes e relativamente baratos, devem ser utilizados apenasquando a temperatura do ar estiver entre 25°C e 30°C, pois, sob temperaturas mais elevadas, podem causar severas queimaduras nas plantas e, abaixo de 18°C, sua eficácia é comprometida.

Antracnose -Elsinoe ampelina
A antracnose é também conhecida como varola, negrão, carvão e olho-de-passarinho. As condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento do fungo são ventos frios e umidade relativaelevada. Temperaturas de 2°C a 32°C permitem que o patógeno se desenvolva, sendo 20°C a temperatura ótima.
O fungo ataca todos os órgãos verdes da planta (folhas, gavinhas, ramos, inflorescências efrutos). Nos brotos, ramos (Figura 8) e gavinhas, aparecem lesões arredondadas de coloração cinzenta no centro e bordos negros. Nas folhas, formam-se manchas escuras e circulares (Figura 9) e, muitas vezes,o tecido necrótico desprende-se da lesão, que transforma-se num pequeno furo. Caso as lesões ocorram nas nervuras, causam a deformação da folha (Figura 10). Nas bagas, manchas arredondadas tornam o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!