Trabalho

Páginas: 2 (466 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Marcas do Barroco: a engenhosidade e a teatralidade da linguagem.
O Barroco seria, portanto, nas artes, da profunda crise ideológica e da multiplicidade de estado de espirito do homem seiscentista,dividido entra a razão e a fé, entre a mentalidade em expansão e os valores medievais defendidos pelo clero e pela nobreza. Há alguns trocadilhos.
Características: -pessimismo; -desequilíbrio entrea razão e a emoção; -dualidade, contradição; -tendência à ilusão (fuga à realidade objetiva, subjetiva); -tendência a alusão (descrição indireta); -predomínio de figuras de linguagem como a metáfora,a antítese, o paradoxo, a hipérbole, o hipérbato.
1. Cultismo: D. Luís de Góngora. (Gongorismo). Culto, formal jogo de palavras. Uso exagerado de metáforas, sinestesias de toda ordem, aliterações,hipérbatos, antíteses, trocadilhos, neologismo estranhos...
2. Conceptismo: D. Francisco de Quevedo. (Quevedismo). Jogo de ideias que vida convencer e persuadir através de um raciocínio logico.Utiliza mais da razão que do sentimento.
Obras de Vieira: -Sermões; -Cartas; -Historia do futuro; -Esperanças de Portugal.

METÁFORA- É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de umarelação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida.  
COMPARAÇÃO - Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança. 
PROSOPOPÉIA - Éuma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados. Também podemos chamá-la de PERSONIFICAÇÃO. 
ANTÍTESE - Consiste no uso de palavras de sentidos opostos.
HIPÉRBOLE - Éum exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva a idéia.
ALITERAÇÃO - Consiste na repetição de um determinado som consonantal no início ou interior das palavras.


- “sermão peloBom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda” (1640). -> O pregador em vez de se dirigir à plateia, fala ao próprio Deus, exigindo dele a proteção para o seu povo: "Acordai, Senhor, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!