trabalho O que e ideologia grimalda

935 palavras 4 páginas
O que e ideologia
A ideologia é o conjunto de ideias fundamentais que caracteriza o pensamento de uma pessoa de uma coletividade ou de uma época. Também se trata da doutrina filosófica centrada no estudo da origem das ideias.
Quando não percebe a raiz histórica de suas idéias e imaginava que elas seriam verdadeiras para todos tempos e todos lugares ,corre o risco de elas estar ,simplesmente produzindo uma ideologia ,um dos traços fundamentas da ideologia ,constante ,justamente ,em tomar as idéias como independentes da realidade histórica e social .
A teoria da causalidade no mundo moderno, a causa eficiente define o reino da natureza como reino da necessidade racional enquanto deus e os homens agem por vontade livre, eles constituem o rumo da finalidade e da liberdade.
O homem surge então como um ser muito peculiar: por seu corpo, e uma maquinam natural e impessoal que obedece a causalidade eficiente (ou por seu espírito, onde a vontade se aloja)
O homem foi posto na terra para trabalhar e honrar a deus pelo seu trabalho, no entanto a nova sociedade que valoriza o trabalho como unidade do corpo e do espírito trabalhadores livres num duplo sentido ,pois já não apareceu diretamente como meios de produção como o eram o escravo e o servo , e também já não possuem seus próprios meios de produção
As idéias que parecem resultar do puro esforço intelectual de uma elaboração teórica objetiva e neutra de puro conceito nascidos da observação cientifica e da especulação metafísica sem qualquer laço de dependência, as condições sociais e históricas, são na verdade, expressão dessas condições reais ;o real e constituído por coisas . O que déssemos sobre a montanha, podemos também dizer a respeito de todos os entes reais.
São formas de nossas relações sociais campos de significação variadas no tempo e no espaço dos investimentos simbólicos que cada cultura imprime a se mesma através das coisas e dos homens.
O idealista por sua vez considera o que e real são ideais ou

Relacionados