TRABALHO M RCIA CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU

Páginas: 9 (2144 palavras) Publicado: 22 de março de 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

CURSO LICENCIATURA EM FILOSOFIA





Márcia Alves do Nascimento Nobre













O Contrato Social de Rousseau : Uma análise com a sociedade Atual







Fortaleza dos Nogueiras
Maio/2014
Márcia Alves do Nascimento Nobre










O CONTRATO SOCIAL DE ROSSEAU: UMA ANÁLISE COM A SOCIEDADE ATUAL

Projetode Pesquisa do Curso de filosofia apresentado à Universidade Estadual do Maranhão - UEMA










Fortaleza dos Nogueiras -MA
Maio/2014
SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 3
2.0 JUSTIFICATIVA 4
3 .0 OBJETIVOS 6
4.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5.0METODOLOGIA.....................................................................................................10
6.0 CRONOGRAMA.......................................................................................................11
REFERÊNCIAS ...........................................................................................................12








1. INTRODUÇÃO


É deveras necessário iniciar este trabalho falando sobre a vida desta personalidade, cujaobra O Contrato Social se faz atual até hoje. Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 02 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa (1789).
Escreveu, além de estudospolíticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Sua obra principal é Do Contrato Social. Nesta obra, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.
Dentre as obrasde Rousseau destacam-se cinco como as principais: Discurso Sobre as Ciências e as Artes; Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens
Do Contrato Social; Emílio, ou da Educação; Os Devaneios de um Caminhante Solitário.
Eis que este trabalho analisa O Contrato Social enfatizando seu conceito, abrangência; o quê e até que ponto ele influência a sociedade atual com seus problemas. Apesquisa ora feita para a realização deste trabalho observa a ligação entre a teoria de Rousseau e as questões da atualidade. Assim como observa a sociedade brasileira a partir das ideias do mestre.




2. JUSTIFICATIVA


Eis que o presente trabalho tem como esteio a obra de Rousseau de maior relevância, a qual é intitulada Do Contrato Social e Discurso sobre a Economia Política, que é dividida em DoContrato Social ou Princípios do Direito Político, da qual vem o primeiro livro Do Contrato Social, composta por nove livros. É desta que se extraiu o teor deste trabalho, de forma sucinta, mas que contém o primordial para que se entenda, de fato, a mensagem de Rousseau.
Este projeto não pretende a reformulação de ideias acerca do Contrato Social, tampouco pretende provar algo a respeito desta obraque tem sido atual até então. Trata-se apenas de uma análise para se entender como este pensador via a sociedade da época. E evidencia que tal obra é magnífica até hoje, por ser fazer presente nos dias cotidianos, quando se confronta suas ideias de antes com as de então.
Na referida obra, ele a conceitua como um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, e só então um Estado, isto é, ocontrato é um pacto de associação, não de submissão. Isto, porém, é contrastante para a sociedade, desde tempos idos, pois ele afirma que “no momento em que um povo se outorga representantes, não mais é livre, não existe mais”. (1981: 103).
Analisando, ainda que sucintamente, tal obra, posto que acima se mencionasse acerca de seu conceito, vê-se que o objetivo principal do autor é determinar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo "do contrato social"
  • Resumo o contrato social rousseau
  • Rousseau
  • Rousseau- Do Contrato Social
  • O contrato social
  • Resumo Contrato Social
  • análise rousseau o contrato social
  • Resumo Contrato Social Rousseau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!