Trabalho e trabalhadores da fidelitá

Páginas: 11 (2570 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
TRABALHADORES DAS INDÚTRIAS DE CONFECÇÃO EM MARECHAL
CÂNDIDO RONDON
Gilvana Machado Costa∗ (PIBIC/UNIOESTE)
Introdução
A pesquisa que venho desenvolvendo parte da região oeste do estado do Paraná, mais precisamente na cidade de Marechal Cândido Rondon, onde se verifica um crescimento do ramo de confecções, a partir dos anos 1990. O objetivo do projeto é compreender as mudanças nas relações esignificados do trabalho, pelos trabalhadores das confecções desta cidade, em especial os trabalhadores da fábrica de lingerie Fidelitá. De imediato, uma característica que chama a atenção é que as fábricas do setor têxtil têm uma rotatividade expressiva de funcionários. Inicialmente, percebo que isso decorre da baixa remuneração e pela contratação de estagiários, via empresas voltadas para estefim. Estes estagiários ocupam funções diversas e são contratados por salários abaixo da média da categoria, e de acordo com os dados fornecidos pelos trabalhadores existe uma categoria salarial interna nessas fábricas no valor de quinhentos e trinta reais. Os estagiários recebem em torno de duzentos a trezentos reais, sob a justificativa de que trabalham de quatro a seis horas diárias, conforme ocontrato estabelecido entre a fábrica e a empresa que intermedia esses contratos. Esta situação faz com que as empresas prefiram esse tipo de contratação, considerando que não há vínculo empregatício com carteira assinada e outros benefícios. Na condição de estagiário, na prática, há apenas um contrato temporário.
Como método de pesquisa, a sugestão dada pelo meu orientador foi de primeiro,fazer uma discussão com a bibliografia que aborda o tema e, segundo, realizar entrevistas com os trabalhadores. Estas entrevistas se deram a partir de um roteiro de questões para trabalhadores de diferentes faixas etárias e tempos de serviço para melhor compreender o universo fabril. Visaram também compreender como os trabalhadores se constituem em relação ao sistema fabril de confecção.Entrevistando os trabalhadores
Como um dos métodos de pesquisa é trabalhar com fonte oral se faz necessário apontar algumas dificuldades que encontrei ao realizar as entrevistas. As trabalhadoras, por se tratar de uma empresa que emprega mais de 200 funcionários sendo mais de 180 mulheres, se mostraram um tanto quanto inseguras sobre se poderiam falar ou não a respeito da empresa. As questões que fiz nãoquestionavam sobre a empresa, mas mesmo assim ficaram com receio. Uma das trabalhadoras revelou-me que já teve problemas quanto a realizar entrevistas com estudantes, segundo ela fizeram mau uso de seu relato. Essa foi, portanto uma das minhas dificuldades, pois além da timidez ao saberem que está sendo gravado ainda tive que lidar com o receio das entrevistadas.
Yara Khoury nos lembra que asentrevistas orais não se fazem com técnicas e sim, com relações humanas em que desejamos conhecer melhor como cada indivíduo interpreta suas relações sociais. Portanto, o método de utilizar fontes orais consiste em trabalhar com a subjetividade dos indivíduos enquanto o entrevistador usará de sua objetividade na interpretação. De acordo com Alessandro Portelli essa relação não é um objetivo muitofácil de ser alcançado, pois as pessoas reinterpretam e dão novos significados aos acontecimentos passados. Ou ainda encobrem sentimentos e interpretações, por censura, repressão, temores, ou pela pouca disposição de falar .
Ao entrar em contato com as trabalhadoras da fábrica de lingerie Fidelitá, pude compreender melhor esse universo observando como essas relações se estabelecem entre elas e seutrabalho.
Ao entrevistar trabalhadoras de diferentes faixas etárias pude perceber a diferença atribuída ao sentido e significado do trabalho. Enquanto a trabalhadora D. Maria , 50 anos, realiza seu trabalho com amor, Roberta , 28 anos, trabalha para “fugir” da rotina de casa, ou ainda, Michele , 26 anos, que trabalha a mais de oito anos na fábrica e segundo ela está apenas por um tempo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhador com capacidade de trabalho reduzida
  • SAÚDE DO TRABALHADOR E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
  • Relação de trabalho
  • Trabalho De Gest O Do Servi O Do Trabalhador
  • o trabalhador ganha com trabalho flexivel
  • conduta do trabalhador de segurança do trabalho
  • VALORIZAÇÃO DO TRABALHO E DO TRABALHADOR DO SUS –
  • Impacto do trabalho na saude do trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!