Trabalho e seguridade social: o neoconservadorismo nas politicas sociais. autora: elaine rosseti behring

714 palavras 3 páginas
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL – UFRJ
NUCLEO TEMÁTICO II – PROTEÇÃO SOCIAL E TRABALHO

RESENHA SOBRE O TEXTO: Trabalho e Seguridade Social: o neoconservadorismo nas politicas sociais.
Autora: Elaine Rosseti Behring

O texto apresenta a temática da seguridade social como linhas – mestras do projeto profissional do Serviço Social, que está consolidada na Carta de Maceió. Lá está a síntese que aponta nossa concepção de seguridade social, politica social, e do significado das lutas políticas em sua defesa num país como o Brasil e no contexto de crise do capital e reação conservador por meio das orientações neoliberais. Entretanto, o mais importante do documento é a compreensão desse documento como processo histórico.Esta perspectiva dialética da seguridade social não permite pensá-la apenas a partir de si mesma.
Temos que pensar na seguridade social no seu contexto de crise do capital e em todas as estratégias que ele cria para a sua superação. E junto as lutas da classe trabalhadora tivemos varias formas embrionarias de construção de direitos sociais, como uma delas o Welfare State. Todavia, o esgotamento desse período de ganhos da classe trabalhadora e o ingresso num longo período de estagnação do capital colocam novas mudanças para as politicas sócias e a luta dos trabalhadores favorecendo o capital causando impactos na seguridade social.
Este processo cresceu com as desigualdades sociais, com o pauperismo, assim, levando a um processo de assistencialismo da seguridade social junto a contenção de demais politicas. Cresce nesse período a refilantropização e o terceiro setor.
A autora apresenta vários questionamentos sobre o quadro de limitações e contradições que implicam em tendência de desenvolvimento da seguridade social. Essas tendências operam de maneira geral no capitalismo maduro, medidas pela experiência histórica, pela luta de classe de cada país. Mas, no Brasil, temos a tendência do contexto de um Estado praticamente interditado pelo ajuste fiscal e da

Relacionados

  • ROGA
    46419 palavras | 186 páginas