Trabalho e regra monástica

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO



Instituto de História
Disciplina: Fontes Medievais II
Professora: Andréia Cristina L. Frazão da Silva

Alunos:

Sidmar Moura da Silva - DRE: 109061216


O “TRABALHO” nas regras de Santo Agostinho, São Bento e São Francisco.

A Regra de São Bento demonstra uma enorme disciplina diante da rotina dos horários dos monges que possuemhorários e até datas (Páscoa até 14 de setembro) que limitam os seus comportamentos. As leituras e os trabalhos manuais são atividades que representam o trabalho dos monges. E para aqueles que eram considerados delicados e enfermos, outro tipo de atividade lhes eram dadas. Havia também os encarregados que possuíam a tarefa de vigiar os monges que não estivessem cumprindo o que estivesse sido estipuladoem sua rotina, como: andar pelo mosteiro, ficar conversando enquanto uma tarefa deveria estar sendo feita. Para os monges que não cumprissem com a rotina do mosteiro, havia um tipo de correção que era feita pelo Superior e que era exercida por duas vezes, na terceira vez a correção era para servir de exemplo para que outros não fizessem a mesma. No capítulo 48 da regra de São Bento, o trabalho éretratado, primeiramente, como uma ocupação para fugir do ócio. Por isso o trabalho e a leitura espiritual integram basicamente a rotina dos monges, como é relatado no primeiro tópico deste capítulo. Caso algum monge negligente for flagrado entregando-se ao ócio ao invés de estar se dedicando a uma dessas duas obrigações estará sujeito a correção regular, de modo a intimidar os outros monges(tópicos 18 - 20). Mas o trabalho também é um meio de prover o sustento básico, como a alimentação (tópicos 7 e 8). Cada monge deve trabalhar nos afazeres que lhe for designado, de acordo com o décimo primeiro tópico do capitulo 48.
No capitulo 53 (tópicos 17 – 20) fica evidente mais uma vez a preocupação de São Bento com o ócio, mas ele alerta também contra a murmuração durante os afazeres, paratal sugere a concessão de ajudantes para os responsáveis de cuidar da cozinha.
Ao mesmo tempo em que o trabalho é o antídoto do ócio, São Bento alerta para que o trabalho seja feito com humildade não gerando vaidade entre os artistas, como está implícito nos três primeiros tópicos do capítulo 57.
O Trabalho dos franciscanos não poderia receber nenhuma forma de remuneração querepresentasse dinheiro, o que eles recebiam era o que necessitavam (caridade/doação). Esse modo de vida dos franciscanos baseava-se na ideia de santíssima pobreza, ou seja, de renúncia de qualquer bem material.
Na Regra de Santo Agostinho é fácil perceber que a noção de Trabalho dos monges era feita de acordo com uma ideia de comunidade.
Havia os encarregados para o cuidado com asroupas, que Santo Agostinho diz que é preciso trabalhar para o bem da comunidade e que era pra se ter um cuidado como se os objetos (roupas) fossem de uso próprio (individual). Essas roupas deveriam ser lavadas segundo ás ordens do Superior. Existiam também os encarregados das despensas, encarregados dos livros e os encarregados dos sapatos. Os encarregados das despensas deveriam cuidar da alimentaçãodos doentes. Os encarregados dos livros que só podiam conceder os livros no horário que eram estipulados. E também os que ficavam encarregados dos sapatos que não podiam negar aos que estivessem necessitados. Trabalho que era feito sem nenhum tipo de remuneração. Tal atividade deve ser realizada com “maior cuidado e prontidão de ânimo”.
Nas regras de São Bento e São Francisco de Assis aociosidade é considerada como “inimiga da alma”. São Bento começa com esta afirmação e São Francisco a menciona logo após afirmar que aquele que trabalha é porque o “Senhor deu a graça de trabalhar”. No mundo Greco-romano, havia uma valorização do ócio e do lazer, considerado de caráter nobre e eram praticados pelos mestres, enquanto o trabalho manual era realizado por escravos trabalhadores.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de regras
  • trabalho Regra da M o Direita
  • As Regras Do Trabalho Richard Templar
  • Regras Gerais Para A Formata O Dos Trabalhos
  • Regras para elaborar um trabalho
  • Slide Regras Do Trabalho Atualizado
  • Regra de segurança do trabalho
  • Regras para realização de trabalho escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!