TRABALHO - A HERANÇA POLÍTICA DEIXADA PELA REVOLUÇÃO FRANCESA

Páginas: 30 (7456 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
UNIVEL - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL


ADRIANA KEZIA SOUZA NEVES
ANDRÉIA RODRIGUES
BRUNA NAYARA DA SILVA LOPES
JULIANA SOUZA NEVES ANASTÁCIO­­­
PATRÍCIA AGNOLETO RODRIGUES DA ROSA


A HERANÇA POLÍTICA DEIXADA PELA REVOLUÇÃO FRANCESA E O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX







CASCAVEL
2014
ADRIANA KEZIA SOUZA NEVES
ANDRÉIA RODRIGUES
BRUNA NAYARA DASILVA LOPES
JULIANA SOUZA NEVES ANASTÁCIO­­­
PATRÍCIA AGNOLETO RODRIGUES DA ROSA






A HERANÇA POLÍTICA DEIXADA PELA REVOLUÇÃO FRANCESA E O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX







­CASCAVEL
2014
INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea que presentemente conhecemos e usufruímos formou-se devido a inúmeros percalços e conflitos. A humanidade em geral tem na lei seu maior triunfo,pois seus direitos e garantias estão expressamente definidos nos textos constitucionais dos Estados Democráticos de Direito. Porém, essa positivação dos direitos nem sempre existiu, ou, por assim dizer, há pouco tempo existe.
De todos os conflitos que marcaram a luta da humanidade por melhores condições sociais, a Revolução Francesa foi o que representou um marco na mudança do Estado Moderno parao Estado Contemporâneo. O povo francês vivia em condições de extrema miséria e exploração social, fato que foi o estopim para que a revolução francesa eclodisse. O lema desse conflito – Liberdade, Igualdade, Fraternidade – mostra que nenhum desses direitos existia, caso contrário o povo não lutaria por isso. As mudanças que aconteceram após a revolução teve tamanha importância que seu legadoespalhou-se por todos os países que buscavam mudanças sociais e direitas iguais.
Ainda, em outro contexto histórico, torna-se imprescindível abordar o pensamento político de Karl Marx, que viveu pós revolução francesa, porém num período onde o direito social não existia, diferentemente do que conhecemos hoje. É necessário entender que a sociedade em que Marx viveu era diferente da sociedade queconhecemos, pois na época de Marx a classe operária trabalhava cerca de 16 horas diárias, tendo apenas 8 horas de folga aliados a um salário extremamente baixo. Não havia direito trabalhista, muito menos direito previdenciário: se o trabalhador se machucasse, simplesmente era demitido, sem direito algum.
Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar como a sociedade contemporânea chegou a estruturasocial que hoje conhecemos, onde todos os cidadãos tem direitos e obrigações e onde todos são consideramos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.




A HERANÇA POLÍTICA DEIXADA PELA REVOLUÇÃO FRANCESA E O PENSAMENTO POLÍTICO DE KARL MARX

CONTEXTO HISTÓRICO
A França do século XVII foi edificada sob a égide do Antigo Regime, ou seja, foi estruturada com base num sistemasocial e político aristocrático, fundado nas dinastias Valois e Bourbon, entre os séculos XVI e XVII. Este regime caracterizava-se pela centralização do poder na figura do rei, que governava com domínio absoluto e controlava todas as esferas da sociedade: na esfera Política o Estado era absolutista, ou seja, o poder era concentrado, era centrado nas mãos do rei – o monarca tinha o poder absoluto(Absolutismo Monárquico); na esfera Econômica prevaleciam as práticas mercantilistas, que padeciam pelas frequentes intervenções do poder estatal; na esfera Social a relação da população com o Estado era uma relação de servidão, tendo em vista o caráter camponês da maioria da população francesa e a total ausência da democracia.
A população francesa estimada para o século XVII girava em torno de 25milhões de pessoas que viviam, na sua maioria, em condições de miséria extrema, tanto no campo quanto nas cidades. Os camponeses eram obrigados a pagar uma quantia exorbitante de impostos que serviam para sustentar uma elite aristocrática que usufruía de muito luxo e riqueza que eram gerados pelo trabalho desses camponeses. Na área urbana a população era composta por assalariados de baixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ''A herança politica deixada pela Revolução Francesa'' e ''O pensamento politico de Karl Marx''
  • trabalho sobre revolução francesa
  • Trabalho com Charges Revolução Francesa
  • Trabalho de Pesquisa
  • Trabalho De Hist Revolucao Francesa
  • TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA
  • Trabalho de Filosofia Revolução francesa
  • Trabalho Revolução Francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!