trabalho Ygor suco de laranja ll

278 palavras 2 páginas
Para fazer o transporte do suco de laranja a granel, das fábricas até os portos, as empresas utilizam caminhões com carretas tanques. Essas carretas foram especialmente projetadas para esta finalidade, possuindo um rigoroso controle de temperatura e qualidade para evitar a contaminação do produto, fato do suco de laranja exigir um equipamento específico representa a desvantagem de não existir a possibilidade de carga de retorno, nos caminhões- tanques, o produto é conservado na temperatura de -8 a -10 graus Celsius e com adaptações que permitem o descarregamento rápido e seguro da carga e praticamente não possuem nenhum tipo de contato manual, chegando aos terminais no porto, o suco é armazenado em tanques frigoríficos até a autorização para embarque.
A movimentação do produto da área de estocagem até os navios tanques é feita por tubos interligados entre os terminais e o cais. São utilizados sucodutos especiais com isolação térmica, para o bombeamento direto do suco congelado, do terminal do porto aos navios tanques. Esse sucoduto possui um controle de fluxo e pressão, além de válvulas automáticas para impedir qualquer tipo de contaminação do produto por agentes externos. Chegando aos navios, o suco é armazenado em tanques especiais, tank farm, onde é mantido em baixas temperaturas.
O suco é acondicionado em tambores os quais são transportados, entre a fábrica e o porto de embarque, em caminhões frigorificados. No porto, estes tambores são transferidos para um navio, também frigorificado, que levará o suco ao país de destino.
Trata-se de transporte unitizado em contêiner frigorífico, o qual foi desenvolvido para reduzir os custos derivados do uso de tambores e também para reduzir o tempo de embarque e desembarque nos terminais multimodais.

Relacionados

  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas