Trabalho Virtualização

Páginas: 9 (2040 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014
Introdução

Objetivo do trabalho:

Este trabalho procura, de maneira concisa, elucidar a virtualização, desde sua origem até a sua redescoberta como tecnologia de extrema importância em inúmeras áreas da computação. Explicar-se-á ainda sua utilidade no que diz respeito ao aproveitamento de recursos. Além da explicação de conceitos base para a compreensão do tema, o trabalho consta ainda dadescrição das tecnologias de implementação de virtualização e seu emprego atual, últimas inovações e potencial para o futuro.

Conceito de Virtualização:

Virtualização é um recurso utilizado na computação para emular ou rodar vários sistemas operacionais simultaneamente no mesmo hardware.

Utilizado desde o entusiasta que gosta de testar vários sistemas operacionais, até grandes corporaçõese empresas de TI por aproveitar o tempo e a capacidade de processamento ociosa de seus poderosos servidores.

A virtualização quebra o velho conceito de Mesenteroplicação utilizando aplicações chamadas Monitores de Maquinas Virtuais também chamadado de MMV ou Hypervisor, que simulam um hardware que será usado por um SO quase que totalmente isolado do hospedeiro.
O Hypervisor pode ser tanto emnível aplicação quanto no nível de SO.

Evolução através do tempo:

Até a década de virtualização atuava no sentido de viabilizar computadores pessoais até então muito caros. Os antigos mainframes eram divididos através de time-sharing (tempo compartilhado) entre usuários que usavam ambientes de aplicação totalmente diferentes. No entanto, com os avanços da tecnologia implicando em diminuiçãodos preços, o acesso às máquinas se tornou mais barato, essa técnica perdeu força.
A indústria de computadores pessoais evolui de forma a difundir a computação pelo mundo. Adquirir um computador já não era tão custoso e, por vezes, era mais interessante utilizar uma máquina por processo. Um programa executado em um ambiente virtual pode ser menos eficiente que se executado direto em uma máquinareal, pois a virtualização tem um limite físico. Logo, essa técnica foi parcialmente superada nas décadas de 80 e 90.
No caminhar dessa evolução, então, os computadores passaram a ter muita capacidade em pouco preço. Em muitos casos passou a ser viável ter um processador com a capacidade muito maior que a necessária, o que gerou muita ociosidade. A virtualização ressurgiu a fim de aproveitar essesrecursos. Ainda, com a evolução das redes de computadores usuários podem utilizar máquinas virtuais remotas.
Outros fatores também influenciam esse crescente interesse. Máquinas virtuais criam aspectos interessantes quanto à segurança, confiabilidade, disponibilidade, balanceamento de carga e suporte a softwares legados. Esses últimos são programas muito antigos e de difícil atualização,projetados para funções críticas dos sistemas computacionais e, naturalmente, desconhecem invenções mais recentes.




Arquiteturas de Virtualização




Esta imagem representa um sistema não virtualizado.




Camada de Software







Camada de hardware






Arquitetura Tipo I.

Arquitetura de tipo1 também é conhecida como bare-metal (metal nu), ou unhosted.

Naarquitetura tipo 1 o Hypervisor e instalado diretamente sobre o hardware no nível do SO, dessa forma tem acesso privilegiado ao hardware (ring 0) controlando as maquinas virtuais com SO iguais ou diferentes, totalmente isolados entre si, podendo interceptar as operações requisitadas pelos sistemas operacionais.

Exemplos mais usados de Hypervisor's deste tipo são: Citrix XenServer,VMWare ESXi eHyper-v.

Abaixo imagem quer representa uma Arquitetura Tipo 1.





Camada de software






Camada de hardware


Arquitetura Tipo 2.

No tipo 2 ou hosted, o Hypervisor funciona como um processo do sistema operacional real ou anfitrião, e assim cria outras máquinas virtuais. Neste caso as operações que seriam controladas pelo sistema operacional anfitrião são simuladas pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre Virtualização
  • TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO VIRTUALIZAÇÃO
  • Virtualização de trabalhos academicos
  • Virtualização
  • Virtualizaçao
  • Virtualização
  • Virtualização
  • VIRTUALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!