TRABALHO TUTORIA 1 BIMESTRE CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO

3148 palavras 13 páginas
UNINTER

DISCIPLINA – CIENCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO

ALUNO: VINÍCIUS ESTORILLIO
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - DIREITO
PROFESSORA TUTORA: FRANCIELLI MORÊZ GUSSO
1º BIMESTRE

1. Discorra acerca do prisma filosófico, prisma sociológico e prisma jurídico a Ciência Política.

Tomada de determinada ordem de fenômenos em cuja pluralidade se busca um princípio de unidade, investigando-se o processo evolutivo, as causas, as circunstâncias e as regularidades observadas no campo fenomenológico. Não considerando os dois mundos filosóficos existentes sendo a natureza (jusnaturalismo) e a sociedade (juspositivismo), temos a incapacidade do cientista se livrar do eu de algum juízo de valor.
“ Tedenderemos que aceptar dos velocidades para relacionar los avances en lãs llamadas ciências de La naturaleza y em línea recta, las segundas aritmética y en espiral. En poco tiempo La distancia puede ser abismal. Y, sin embargo, uma sociedad tecnologicamente avanzada necessita una mayor capacidad de resolucion de los conflitos sociales.” Pg. 19 Manual de Ciência Política, at. Badia, Manoel Caminal et al. 1996 – Editora Roger S.A. impresso em España
Contudo para Norberto Bobbio trata em sua obra Teoria Geral da Política, 2000 Ed. Campus. A relação ou evolução em sua afirmação que cada prisma de filosofia política se reconduz ao “fato” ou “valor” em sua busca pela resposta de suas questões fundamentais.

- O Prisma Filosófico
A partir da Grécia antiga e a formulação do caráter especulativo dos estudos políticos. A Europa medieval entrelaça a filosofia com a teologia em termos políticos criando um Estado direcionado. Evoluindo á uma ciência autônoma em tempos modernos por conta da constante evolução social e conseqüente filosófica do Renascimento, passando a era industrial até os dias atuais da informatização.
A teoria jurídica jamais poderá prescindir dos grandes referenciais da filosofia. Desde os clássicos até os contemporâneos. Logo a origem, a essência, a justificação e os fins

Relacionados

  • CONCURSO APOSTILA
    59258 palavras | 238 páginas