Trabalho_Tutmés III

3505 palavras 15 páginas
CIVILIZAÇÕES ANTIGAS

TUTMÉS III
(Tuthmosis III)

BIOGRAFIA

Manuel do Nascimento Lima Moutinho

Tutmés III

Tutmés III (Tutmósis III ou Thutmose III) Foi o sexto faraó da XVIII Dinastia. Teoricamente, governou durante mais de cinquenta anos, mas deve-se enquadrar neste período os vinte e dois anos de reinado da sua tia e madrasta Hatchepsut (esposa do seu pai Tutmés II), que assumiu o trono durante a sua menoridade.
Tutmés III era filho de Tutmés II e de uma esposa secundária, Iset. Sendo o único filho do faraó, logo seria o primeiro na linha de sucessão ao trono quando Tutmés II morresse. No entanto, não sendo filho da esposa principal de Tutmés II (ou "Grande Esposa Real" de acordo com o título da época), o seu "grau" da realeza era inferior ao ideal. Para reforçar as suas qualificações, ele ter-se-á casado com uma filha de Tutmés II e Hatshepsut. Tem sido sugerido que a filha em questão podem ter sido Merytre-Hatshepsut, no entanto, está agora provado que ela não era uma filha de Hatshepsut.
Independentemente disso, quando Tutmés II morreu, Tutmés III era jovem demais para governar, então Hatshepsut tornou-se regente, tendo Tutmés ficado como co-regente. No segundo ou terceiro ano da sua regência Hatchepsut decide alterar o seu estatuto (de "Grande Esposa Real" de Tutmés II) fazendo-se coroar como faraó, tendo recebido o apoio de altos funcionários, como o intendente-geral e arquitecto Senenmut, o vizir Ahmés, o escriba real Senemiah e sumo sacerdote de Amon Hapuseneb. Hatchepsut assumiu os atributos e prerrogativas dos faraós, como o uso da barba postiça e de uma titulatura. Sendo ela a primeira figura em monumentos sobreviventes, a ambos foram atribuídos os nomes e insígnias de costume real e não é dada qualquer antiguidade óbvia sobre o outro. Apesar de ter sido relegado para segundo plano, Tutmés recebeu uma educação que se adequava ao estatuto, tendo sido instruído nas artes militares. O reinado de

Relacionados