TRABALHO THIAGO PROBLEMAS CAUSADOS PELA DESTINA O INCORRETA DE PNEUS

696 palavras 3 páginas
PROBLEMAS CAUSADOS PELA DESTINAÇÃO INCORRETA DE PNEUS

Os pneus começaram a ocupar papel de destaque na discussão dos impactos causados no solo, no ar e a água. Durante toda sua vida causa impacto, quando utilizado libera fragmentos ao ar provocando reações alérgicas às pessoas, ao término de sua vida útil, tornam-se estruturas difíceis de serem eliminadas, pois são produzidos com objetivo de ter vida longa além da dificuldade de serem armazenados em função de seu tamanho. Por não haver local para deposição, atualmente os aterros sanitários não os recebem inteiros, em função disso continuam sendo abandonados clandestinamente, contribuindo para o aumento da luta dos estados contra as doenças e degradações do meio ambiente.
Conforme art. 15 da Resolução CONAMA 416/09, é vedada a destinação final de pneus no meio ambiente, tais como o abandono ou lançamento em corpos d’água, terrenos baldios ou alagadiços, a disposição em aterros sanitários e a queima a céu aberto.
Os materiais de difícil decomposição não são biodegradáveis e a decomposição total dos pneus leva, aproximadamente 600 anos. São certamente, resíduos de difícil eliminação.
Segundo Souza, a queima dos pneus também representa uma ameaça de contaminação ao solo e aos lençóis freáticos, uma vez que os produtos químicos tóxicos e os metais pesados liberados pelo pneu em sua combustão podem durar até 100 anos no meio ambiente. Muitas vezes os pneus são jogados em córregos, lagos ou rios, o que provoca a diminuição da calha desses locais que consequentemente ficam mais passíveis a enchentes, causando inundações às vias e residências próximas, além das doenças eminentes a este tipo de situação. Não é recomendada a disposição de pneus inservíveis em aterros sanitários devido a sua forma e composição, dificuldade de compactação decomposição e redução na vida útil do aterro.
Os pneus podem reter ar e gases em seu interior, fazendo com que o pneu tenda a ir para a superfície do aterro (como um balão) quebrando,

Relacionados