TRABALHO TGE NATI

565 palavras 3 páginas
POR UMA NOVA GRAMÁTICA DO POLÍTICO E DO SOCIAL
Caracterizada por ter como base o voto universal, a democracia liberal é a forma de governo mais expandida do planeta. A população não vive sob as promessas deste tipo de governo, mesmo diante os direitos na maioria dos países estão à liberdade de ir e vir, a liberdade de expressão, associação e culto, devido processo legal, a propriedade e a igualdade perante a lei.
O debate da liberdade versus igualdade perde a importância e passa o foco para a qualidade da democracia. Isto ocorre diante a falência do socialismo real e o surgimento do socialismo de mercado.
Boaventura Santos sustenta que o real sentido da democracia foi deixado de lado com o passar dos tempos, e foi reduzido ao fato de representantes simplesmente pelo voto, sem a participação efetiva na sociedade. Os defensores da democracia advogam sobre o controle da sociedade civil entre os atos do governo, um exemplo seria a participação nas decisões do governo.
O artigo passa a ideia central de que apesar de ser o povo quem decide seus governantes, o povo não é mais participativo na condução do país estando o poder concentrado na sociedade politica, pois são eles que elaboram leis e decidem entre si sem o consentimento da sociedade sendo assim pouco se difere do antigo modelo de governo do Brasil que era conduzido pela ditadura militar em que o povo não tinha influencia alguma sobre as leis e regras do país. Um exemplo da participação efetiva da sociedade foi a questão do desarmamento em que a população decidiu a aprovação da lei pelo voto popular.
Todos estes estudos de caso têm em comum inovações de participação política para além da noção hegemônica dentro de um sistema democrático institucionalizado.
Apesar deste projeto não possuir um quadro teórico, diferentes experiências foram mapeadas. Dada esta limitação, os principais elementos que encontramos nessas experiências que podem colaborar para a elaboração de um quadro teórico foram: o reconhecimento da

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas