Trabalho termodinâmica

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2013
Centro Universitário UNA

Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde

Bruno Augusto Anunciação de Souza













APLICAÇÃO DA TERMODINÂMICA NO CORPO HUMANO




























Belo Horizonte
2012


SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO ............................................................................................... 3
2DESENVOLVIMENTO............................................................................4;5;6;7
3 OBJETIVOS .....................................................................................................8
4 CONCLUSÃO ..................................................................................................9
5 REFERÊNCIAS..............................................................................................10

























 1 INTRODUÇÃO


A Termodinâmica constitui o estudo da energia, suas formas e transformações, o calor e o frio são elementos essenciais para a vida de qualquer se vivo no planeta terra, principalmente quanto se leva em consideração a manutenção da homeostasia do organismo. São conhecidos da ciência dois conceitosde temperatura, o macroscópico, fornecido pela termodinâmica e o microscópio, fornecido pela física estática. No sistema macroscópico (termodinâmica) são definidos três tipos de equilíbrio: estável, metaestável e instável. O equilíbrio instável é o mais importante, é responsável pela evolução temporal dos sistemas. (HENEINE, 2008).


A termodinâmica já existe desde que o serhumano utilizou pela primeira vez energia em trabalho e vice-versa (mecânicas, térmica, elétrica, etc.), Na época o vapor era utilizado para abrir portas de Igrejas e Templos religiosos. Segundo Heneine (2008), o sistema possue dois tipos de energia, interna e externa, onde a primeira é a composição química (a energia interna cinética é o conteúdo de calor), e a segunda depende da altura do sistema docampo G (a cinética depende da velocidade de deslocamento do sistema no espaço). (HENEINE, 2008).

A lei zero da termodinâmica é simplesmente o equilíbrio entre dois sistemas, oque leva ao equilíbrio térmico com um terceiro sistema. (OLIVEIRA, 2005).



“A 1ª Lei da Termodinâmica corresponde à conversão da energia aplicada a um sistema que troca calor Q com suas vizinhanças erealiza trabalho W sobre sua vizinhança. Segundo” (Luiz, 2007);
“A 2ª Lei da Termodinâmica consiste em que nenhum processo é possível cujo único resultado seja transferência de calor de um corpo mais frio para um mais quente” (OLIVEIRA, 2005).


Apenas com o desenvolvimento da termodinâmica foi possível compreender a importância da Lei Zero. É necessária uma diferença de temperatura entresistemas para que se possa determinar tal valor. Não há, portanto necessidade de sensação fisiológica de calor ou frio para que se determine a temperatura da lei zero (OLIVEIRA, 2005).


2 DESENVOLVIMENTO



A temperatura do corpo humano em condições normais de homeostasia varia de 36,7°C e 37°C, quando essa homeostasia apresenta alteração negativa a temperatura corporal fica abaixo do normal,significa que o individuo está com hipotermia, porem se o individuo apresentar elevação da temperatura significa febre, o ser humano é um organismo que possue regulação homeotérmica graças a uma parte do cérebro chamada de hipotálamo.

A principal função do hipotálamo no organismo é agir como um termostato temperatura do corpo, quando ocorre qualquer variação ele é capaz de regular a temperaturapara mais ou para menos (BROWN, 2005).

Para compreender de forma quantitativa os mecanismos de aquecimento e resfriamento do corpo, é necessário primeiro considera-lo um sistema termodinâmico. Com a ingestão de alimentos aumenta-se a taxa energética. Os alimentos são metabolizados, como a glicose (C6H12O6) são metabolizados – processo que é basicamente uma oxidação controlada em CO2 e H2O”:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho termodinamica
  • trabalho de termodinamica
  • Trabalho-termodinamica
  • Trabalho Termodinamica
  • TRABALHO DE TERMODINAMICA
  • Trabalho de Termodinâmica
  • trabalho de termodinamica 5 semestre
  • Trabalho de hidro e termodinamica 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!