Trabalho Terceiriza O

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015








WALDILSON DIAS OLIVIERA






TERCEIRIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO EMPREGADO
















Manaus/2015

WALDILSON DIAS OLIVIERA














TERCEIRIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO EMPREGADO





Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Direito do Trabalho II, Curso de Direito, Turma 0071 – A, no Centro Universitário Luterano de Manaus. Orientador:Professor. Me. José Luiz Leite.



Manaus/2015


1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS 8

1 INTRODUÇÃO
A forma de contratação denominada terceirização de mão de obra vem se alastrando no Brasil nos últimos anos, e esse assunto tem gerado diversas discussões, já que, infelizmente, o meio não tem sido utilizado como forma de aperfeiçoar osserviços, mas com o intuito de minorar os encargos trabalhistas e previdenciários, e consequente aumento da lucratividade.
A terceirização, segundo lição de Gustavo Filipe Barbosa Garcia, pode ser entendida “como a transferência de certas atividades periféricas do tomador de serviços, passando a ser exercidas por empresas distintas e especializadas”.
O que hoje conhecemos como terceirizaçãonasceu na época da 2ª Grande Guerra, quando, nos Estados Unidos, as empresas que eram responsáveis pela fabricação de material bélico passaram a delegar a outras empresas certos tipos de atividades de suporte, deixando consigo as atividades essenciais. Posteriormente, esse processo se consolidou e passou a ser conhecido como down sizing (reconcentração de empresas) ou outsourcing (desverticalização).No nosso País, essa técnica começou a ser difundida quando as primeiras montadoras de automóveis chegaram, sendo então denominada contratação de serviço de terceiros. Na época ainda não era conhecido pela denominação terceirização. A inserção legiferante no direito pátrio, do termo terceirização, apenas ocorreu com a Lei nº 6.019/74 (Lei do Trabalho Temporário). Esta lei tratava somente daterceirização temporária, sendo que o instituto de caráter permanente só foi autorizado em 1983 com a Lei nº 7.102, que versava sobre o trabalho de vigilância bancária.
Nos últimos anos a terceirização vem crescendo absurdamente e isso preocupa em muito a sociedade, os estudiosos do Direito do Trabalho e, em especial, o Poder Judiciário Trabalhista. O instituto está sendo usado sem cautela, ausente deregulamentação legal, e o mais importante: sem a fiscalização adequada. Para ilustrar esse crescimento temos como exemplo o Estado de São Paulo que em 1985 tinha 60 (sessenta) mil empregos formais terceirizados e após 20 (vinte) anos, em 2005, esse número passou para 424 (quatrocentos e vinte e quatro) mil.

Diante da realidade atual cada vez menos estável onde o ser humano é solicitado ao extremotendo que se adaptar as mais diversas situações apresentadas por suas devidas organizações que frequentemente os esquece pela exagerada procura do lucro a valorização do funcionário tornou-se uma atividade que a empresa deixou passar despercebida.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Toda empresa para desenvolver suas atividades precisa de um capital humano para que este venha suprir as necessidades da organizaçãode ser dirigida e controlada pelo mesmo, e ainda a empresa depende do mesmo capital humano para que alcance os objetivos traçados pela organização.
Para Henry Ford (1997) apud Lacombe (2005, p. 16) “as duas coisas mais importantes de uma empresa não aparecem em seus demonstrativos financeiros: sua reputação e suas pessoas”. As pessoas para qualquer empresa são o motor central que faz ofuncionamento e o seu progresso. Sem seus colaboradores as empresas não alcançariam o sucesso.
O fato é que, o colaborador é peça indispensável e decisiva para a empresa, sendo gerador do seu sucesso ou insucesso, devendo a empresa, dar condições físicas e psicológicas para o bem estar dos mesmos, promovendo assim, um ambiente em que se possa encontrar satisfação.
Há, atualmente, um tipo de profissional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Terceiriza O
  • TERCEIRIZA O TRABALHO
  • Trabalho ava sobre terceiriza o
  • Terceiriza o trabalho completo
  • Terceiriza o e acidentes de trabalho na constru o civil
  • TERCEIRIZA O
  • TERCEIRIZA O
  • TERCEIRIZA O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!