Trabalho- teoria clássica do comércio internacional

Páginas: 7 (1614 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
1) Qual era a origem da riqueza para os mercantilistas?

Os fatos que levaram ao surgimento das idéias mercantilistas, bem como estas idéias em si e suas práticas. O mercantilismo foi o conjunto de idéias econômicas que dominaram os ambientes políticos e comerciais na Europa do século XVI, XVII e XVIII. O bullionismo acreditava que acúmulo de metais é que definiria a riqueza de um país.Observou-se também que neste período surgiu o conceito de "balança comércio".
No entanto podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas.Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

2) No entender dos mercantilistas, qual era o papel reservado ao comércio internacional?
O objetivo primordial da Teoria do Comércio Internacional é oferecer explicação à existência do comércio entre os países, a diferenciação nos bens produzidos por ele e a barreirascomerciais impostas sobre o comércio internacional. Um dos mecanismos utilizados pelo comércio internacional é a taxa de câmbio e a balança comercial. A primeira é conceituada como a medida pela qual a moeda de um país qualquer pode ser convertida em moeda de outro país. Quanto maior a taxa de câmbio, maior volume que as empresas desejam exportar. Quanto menor a taxa de câmbio, menor o volume que asempresas desejam exportar. Já do lado das importações, a situação se inverte. No que tange a fixação da taxa de câmbio, é necessária a intervenção do governo. Outra medida adotada pelo comércio internacional é a balança de pagamento: Registro contábil de todas as transmissões de um país com outros países do mundo.
Portanto a Teoria do Comércio Internacional que tem como ponto de partida a "lei dasvantagens comparativas de David Ricardo". Além do intervencionismo do Estado no controle das relações comerciais entre os países. Estas relações são necessárias para o desenvolvimento de um país. Contudo, o Estado não pode colocar seus interesses econômicos para usurpar as médias de governo e promover a expansão de alguns em detrimento da exploração econômica de outros.

3) Por que umaestratégia que persegue superávits comerciais pode ser considerada inconsistente no âmbito mundial?
A estratégia política mercantilista tinha por objetivo Alcançar a abundância de moeda era, efetivamente, um dos objetivos básicos dos mercantilistas, já que, segundo estes, a força do estado dependia de suas reservas monetárias. Se uma nação não dispunha de minas, tinha de buscar o ouro necessário emsuas colônias ou, caso não as tivesse, adquiri-lo por meio do comércio, o que exigia um saldo favorável da balança comercial -- ou seja, que o valor das exportações fosse superior ao das importações.
Algumas estratégias foram adotadas, mesmo que eram consideradas inconsistentes para economia, uma vez que a estratégia que persegue superávits pode trazer conseqüências irreparáveis para economia dopaís. A crítica mais abrangente do mercantilismo foi movida por Adam Smith, que denunciou a falsa identificação, feita por muitos teóricos dessa corrente econômica, entre dinheiro e riqueza. Com efeito, o forte protecionismo alfandegário e comercial, e a subordinação da economia das colônias à da metrópole, não tinham como fim último o desenvolvimento da manufatura nacional, mas, como foiassinalada, a maior acumulação possível de metais nobres.
4) O que é um coeficiente técnico de produção?
Coeficientes técnicos são valores numéricos que expressam uma relação física entre a quantidade de insumo gasta para produzir certa quantidade de um determinado produto. Em geral, no cálculo dos coeficientes técnicos, tanto os insumos como o produto em que vai ser analisado são quantificados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria clássica comércio internacional
  • Teoria Classica do Comercio Internacional
  • Teoria Clássica do Comércio Internacional
  • Teoria classica do comercio internacional
  • Teorias classicas do comercio internacional
  • Teoria Classica do Comercio internacional
  • As teorias Classicas do Comercio Internaciobnal
  • Teorias Do Comercio Internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!