Trabalho Teologia Sistem Tica

4147 palavras 17 páginas
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA INDEPENDENTE DO NORDESTE
STBINE

TEOLOGIA SISTEMÁTICA

ITABUNA – MAIO/2015

A DOUTRINA DA APLICAÇÃO DA REDENÇÃO

Introdução e definição

Quando Adão e Eva pecaram, tornaram-se merecedores de punição e separação eternas da parte de Deus (Gn 2:17). Do mesmo modo, quando seres humanos hoje pecam tornam-se sujeitos à ira de Deus e à punição eterna: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6:23). Isso significa que uma vez que as pessoas pequem, a justiça de Deus só pode requerer que sejam eternamente separadas dele, impedidas totalmente de experimentar qualquer benefício de sua parte, e que vivam para sempre no inferno apenas recebendo eternamente sua ira. Deveras, foi isso que aconteceu aos anjos que pecaram, e o que merecidamente poderia ter ocorrido a nós também: “... Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo” (II Pe 2:4).

Nossa resposta à doutrina da graça comum Ao pensar sobre os vários tipos de bondade percebidos na vida dos incrédulos por causa da abundante graça comum de Deus, devemos manter em mente três pontos:

A graça comum não significa que aqueles que a recebem serão salvos: Nem mesmo o fato de receber porções excepcionalmente amplas da graça comum significa que aqueles que a recebem serão salvos. Até mesmo as pessoas mais habilidosas, mais inteligentes, mais abastadas e poderosas do mundo precisam do evangelho de Jesus Cristo ou serão condenadas por toda a eternidade! Mesmo entre nossos vizinhos, os de moral mais elevada e os mais bondosos ainda necessitam do evangelho de Jesus Cristo, ou serão condenados pela eternidade! Eles externamente podem dar a impressão de não ter necessidade, mas as Escrituras ainda assim dizem que os incrédulos são “inimigos” de Deus (Rm 5:10; cf. Cl 1:21; Tg 4:4) e são “contra” Cristo (Mt 12:30). Eles “são inimigos da cruz de Cristo”, “só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp 3:18-19) e são

Relacionados