Trabalho Teologia Reformada

Páginas: 8 (1932 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013

Curso:- COMPLEMENTAÇÃO TEOLÓGICA – UNIFIL/FATHEL
Professor:- Rev. José Martins Trigueiro Neto
Questionário da disciplina de Tópicos em Teologia Reformada

1. Cite o nome dos Pré-reformadores.
Principais expoentes: João Wycliffe, João Hus. Podemos citar ainda: Joaquin Fiore, Valdo (Pedro Valdo) Jerônimo Savonarola

2. Cite o nome dos principais reformadores da Igreja na Europa.Lutero, Ulrich Zwinglio, Guillherme Farel, João Calvino e John  Knox

3. Qual era a opinião de Erasmo de Roterdã sobre a Reforma e qual foi a opinião do Filósofo Hegel?

Erasmo se referia a sua época como: “o pior século desde Jesus Cristo.” Ele reconhecia a necessidade de uma Reforma, porém via com certa preocupação os excessos de Lutero. Erasmo era um crítico da situação do clero, vejamos aopinião dele manifesta em, O Elogio da Loucura, 1508; Carta a Justus Jonas, 1521; Diatribe sobre o Livre Arbítrio, 1524 Desde os tempos antigos, a Igreja de Cristo, que carrega bons e maus peixes na mesma rede, sofre com grandes falhas, e isso é inevitável. Mas duvido que os príncipes da igreja já tenham demonstrado um apetite tão grande e descarado pelas boas coisas do mundo, que Cristo nos ensinou adesprezar, quanto nos dias de hoje. A ruptura não é menor no estudo das Sagradas Escrituras do que na moralidade. A palavra de Deus foi forçada a se tornar escrava dos apetites humanos, e a fé da multidão foi distorcida para o lucro de alguns poucos. Com efeito, o principal objetivo dos nossos Ilustríssimos e Reverendíssimos consiste em viver alegremente, e, quanto ao rebanho, que dele cuideJesus Cristo. (Material extra o apresentado em sala de aula, pesquisa pessoal)

Hegel definiu a Reforma como: “o sol que a tudo ilumina e que sucede aquela aurora do final da idade media.” Para ele, a Reforma e especialmente Lutero constituíram um momento crucial na história do pensamento, visto que foi nessa conjuntura que o conceito da liberdade humana tornou-se conspícuo. Assim, ele reduziu ateologia da Reforma à expressão: “O homem está destinado por meio de si mesmo a ser livre”. Nessa perspectiva, a reforma foi apenas a primeira fase do iluminismo; Lutero e Calvino, os precursores de Roussau e Voltaire.


4. “O homem está destinado por meio de si mesmo a ser livre”. Quem disse isso? Assinale a alternativa correta.
( ) Martinho Lutero ( ) João Calvino ( ) Rousseau (X)Hegel ( ) Zuínglio

5. Como era a vida espiritual na Baixa Idade Média?

A vida espiritual apesar dos crescentes desmandos da Igreja havia novas formas de piedade leiga, tratados devocionais no vernáculo, renovado interesse pelas relíquias, nas peregrinações e nos santos, movimentos religiosos populares – os lollardos na Inglaterra, os hussitas na Boêmia, os valdenses e os franciscanosespirituais na Itália e França – todos testificavam uma espiritualidade firmemente arraigada e frenética. Na Baixa Idade Média a vida era de excepcional ansiedade e incerteza, o que gerava a busca por conforto espiritual frente à face da morte que se manifestava por meio da fome e da peste. A presença constante da morte gerava um pessimismo quanto à situação presente e inquietação constante quanto aoporvir, ao juízo e destino final. Tal quadro de medo, culpa, e principalmente desanimo e melancolia se mostra claramente em sermões, xilografias, pinturas, esculturas, devocionais e escritos de poetas a exemplo da declaração de Eustache Deschamps: “Agora o mundo está covarde, decaído e fraco, velho cobiçoso, com as línguas confusas vejo apenas fêmeas e machos estúpidos o fim se aproxima, naverdade [...] tudo vai mal.”

6. Qual era a diferença entre João Huss e João Wylcliffe sobre os sacramentos?

No tocante aos sacramentos, João Huss não abraçava o pensamento do qual Wylcliffe era acusado.Para Wylclife os sacramentos administrados por um sacerdote pecaminoso não tinham eficácia.

7. Na idade Média uma das forças espirituais era os Franciscanos. Cite suas características...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O trabalho e o salário na visão reformada
  • Trabalho teologia
  • Trabalho de teologia
  • Trabalho de Teologia
  • Trabalho de Teologia
  • Trabalho de Teologia
  • Trabalho de teologia
  • trabalho de teologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!