Trabalho TEMATR

1172 palavras 5 páginas
3.0 Doença das Chagas
Chagas é uma doença parasitária encontrada quase que exclusivamente no continente latino americano, embora, com o aumento das viagens internacionais, casos já tenham sido registrados nos EUA e na Europa.
Milhões de pessoas com a doença, incluindo os infectados há décadas, continuam sem diagnóstico e sem tratamento.
A doença de Chagas pode, eventualmente, evoluir e causar danos fatais ao coração e aos sistemas nervoso e digestivo.
MSF trata pacientes com a doença de Chagas desde 1999, e já atuou em países como Bolívia,
Guatemala, Honduras, México, Brasil e Nicarágua. Entretanto, os medicamentos e os diagnósticos existentes são inadequados, caros e escassos. Devido à imigração, a doença também afeta pessoas em outros continentes atualmente.
3.1 Causas
- A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada do insecto e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.
- A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi encontrada nos insectos, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono.
- A partir da ingestão de alimentos crus e contaminados com fezes do parasita, da transfusão de sangue ou transplantes de órgãos contaminados com a doença, do contato directo com o parasita e com outros animais que estejam infectados.
- A Doença de Chagas também pode ser congênita, no caso de mães infectadas que transmitem esse mal para o filho durante a gravidez.

3.2 Sintomas de Doença de Chagas
A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:
- Febre
- Mal-estar
- Inchaço de um olho
- Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto
- Fadiga
- Irritação sobre a pele
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Náusea, diarreia ou vômito
- Surgimento de nódulos
- Aumento do tamanho do fígado e do baço.
Os sintomas deste estágio da Doença de Chagas podem desaparecer

Relacionados