TRABALHO TAYLORISMO E PODER DISCIPLINAR

1141 palavras 5 páginas
O Taylorismo, também conhecido como Administração Científica, é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista F. W. Taylor, no final do século XIX. O principal objetivo da teoria administrativa elaborada por Taylor era o de organizar e dividir tarefas dentro de uma empresa com a intenção de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e esforço exercido pelo trabalhador.

Taylor elaborou quatro principíos fundamentais para a administração científica:

Primeiro – Desenvolver para cada elemento do trabalho individual uma ciência que substitua os métodos empíricos.

Segundo – Selecionar científicamente, depois treinar, ensinar e aperfeiçoar. No passado ele escolhia seu próprio trabalho e treinava a si mesmo como podia.

Terceiro – Cooperar cordialmente com os trabalhadores para articular todo o trabalho com os principíos da ciência que foi desenvolvida.

Quarto – Manter divisão equitativa de trabalho e de responsabilidades entre a direção e o operário. A direção incumbe-se de todas as atribuições, para as quais esteja mais bem aparelhada do que o trabalhador; ao passo que no passado quase todo o trabalho e a maior parte das responsabilidades pesavam sobre o operário. (TAYLOR, 1990, p. 40-41)

De acordo com Taylor, a administração deveria assegurar o máximo de prosperidade para o patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade também para o trabalhador (TAYLOR, 1990, p. 24). Em sua teoria, Taylor fala sobre os interesses em comum que existiriam entre ambos, patrão e empregado. Nas palavras de Taylor:

... a administração científica tem, por seus fundamentos, a certeza de que os verdadeiros interesses de ambos são um único e mesmo: de que a prosperidade do empregador não pode existir, por muitos anos, se não for acompanhada da prosperidade do empregado, e vice-versa, e de que é preciso dar ao trabalhador o que ele mais deseja – altos salários – e ao empregador o que ele realmente almeja – baixo custo de

Relacionados