Trabalho supply chain managementem cadeais agroindustriasi

1854 palavras 8 páginas
SUPPLY CHAIN MANAGEMENTEM CADEAIS AGROINDUSTRIASI: DISCUSSÕES A CERCA DAS APLICAÇÕES NO SETOR LACTEO BRASILEIRO

O conjunto de idéias ligadas á noção de cadeia produtiva vem se mostrando muito útil nos últimos anos para pesquisadores e decisores públicos e privados interessados na elaboração de políticas setoriais. Entretanto, estas mesmas idéias vem se mostrando menos eficiente em apontar as empresas ferramentas gerenciais que permitam operacionalizar ações conjuntas que aumentem o nível de coordenação e de eficiência de uma cadeia agroindustrial (Batalha, 1999).

O que mais vem se destacando é o sistema de gestão de custos e ferramentas de otimização logística.
Pois um sistema de custo confiável, responde apenas ao desempenho operacional da empresa.Mas existem outras informações gerenciais que são importantes dentro do ambiente competitivo, ou seja, cadeia de suprimentos de uma determinada empresa.

Um laticínio configura-se como uma rede de captação e beneficiamento de leite. Os fornecedores da rede, entregam o leite na usina e então inicia-se a gestão dos custos.
Esse tipo de cadeia é considerado como uma limitação, pois existem atividades de suprimentos extra-firma que não são considerados num sistema de gestão de custos industriais. Surge então a duvida na tomada de decisão da viabilidade de manter ou não a coleta do leite dos produtores em volumes reduzidos.

Dentro deste contexto a (SCM) pode ser uma ferramenta preciosa na melhoria da competitividade de uma cadeia produtiva como um todo.
O conceito de gestão de cadeia de suprimentos propõe uma integração de todas as atividades, e de todos os elos ou agentes, ou seja,a organização como um todo empenhada na busca pela vantagem competitiva sustentável. Ela deve ser vista como uma rede de empresas

Por outro lado, o conceito de gestão da cadeia de suprimentos pressupõe a integração de todos as atividades da cadeia mediante melhoria nos relacionamentos entres os diversos elos ou agentes -

Relacionados