Trabalho sujo e mediação em instituições para adolescentes em conflito com a lei

Páginas: 4 (785 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
Fichamento do texto: Trabalho sujo e mediação em instituições para adolescentes em conflito com a lei
O objetivo do texto é fazer a comparação do uso da expressão “trabalho sujo” como conceito emduas importantes escolas teóricas dedicadas ao estudo do trabalho humano. Há uma articulação no sentido do conceito antropossociológico de “mediação”, que é o contrário do “trabalho sujo”, mas que estáintimamente relacionado. A mediação está diretamente relacionada ao conceito de ação social, que são sempre parte de sistemas mais amplos e de processos de compreensão intersubjetiva, o que introduzo papel do agente nos processos através dos quais são coordenadas. A mediação tem relação direta com o mundo do trabalho, sendo marcado pela diferença entre o público e o privado, tendo diferentesespaços de atuação.
O trabalho surge das diferenças e é fonte de diferenças, como reafirma Velho (1996), e a divisão social do trabalho é, ao mesmo tempo, consequência e produtora das diferenças – ouseja, as diferenças geram diferenças. Ao mesmo tempo que o trabalho cria o indivíduo, torna-o inseguro e dependente, tornando-se mediador das relações pessoais. O trabalho também pode ser causador deviolência, já que a diferença, ao mesmo tempo que constitui a vida social, como sua base, é fonte permanente de tensão e conflito. Nesse caso, a mediação torna-se importante para negociar a realidade apartir das diferenças, pois permite a interação, depois de desencontros, impasses e conflitos.
A sociedade relaciona “trabalho sujo” à violência ou perigo, podendo também ser identificado como umanegociação mal realizada, deixando uma das partes insatisfeita. Essa expressão pode conter vários significados, dentre eles, o trabalho que esteja associado à poluição física, moral ou simbólica, ou aexecução de uma tarefa insatisfatória – tanto pra o profissional como para o cliente. Há também a atribuição ao “trabalho sujo”, como trabalho que implique força ou violência contra indivíduos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho realizado com um adolescente em conflito com a lei e privado de liberdade
  • Adolescentes em conflito com a lei
  • Adolescente em conflito com a lei
  • Psicanálise e o adolescente em conflito com a lei:
  • ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI 1
  • Ressocialização de adolescentes em conflito com a lei
  • Adolescentes em conflitos com a lei
  • RESUMO ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!